Sauber une forças com Charouz e define equipes para temporada 2019 com atuação na F2, F3 e F4

A Sauber não tem mais seu nome de forma oficial como equipe de F1, mas permanece muito viva no automobilismo, agora com atuação nas categorias de base. A fábrica suíça se aliou à tcheca Charouz para disputar as principais competições de formação de pilotos do automobilismo mundial

A ascensão da Alfa Romeo como equipe da F1 fez com que a Sauber deixasse de ter seu nome no grid do Mundial a partir deste ano. O que não significa que a fábrica suíça vai ficar afastada do esporte a motor. Ao contrário, a escuderia, com sede em Hinwil, continua envolvida no automobilismo como parceira da tcheca Charouz, fazendo nascer a Sauber Junior Team by Charouz, com atuação nas principais categorias de base: F2, F3 e a F4 Alemã e Italiana.
 
Ao todo, oito pilotos já foram definidos, restando ainda um a ser anunciado para competir na F4 em 2019. 
 
Na F2, os contratados são o britânico Callum Ilott, de 20 anos, e o norte-americano Juan Manuel Correa, de 19. Na nova F3, sucessora da antiga GP3, a nova Sauber Junior Team by Charouz vai com três competidores> Fabio Scherer, suíço de 19 anos; Lirim Zendeli, alemão, também de 19, e o sul-africano Raoul Hyman, de 22.
Em aliança com a Charouz, a Sauber apresentou seus pilotos para 2019 na base (Foto: Sauber)

Já na F4, nas divisões Alemã e Italiana — considerada a primeira forte categoria de base depois da transição do kart para os monopostos —, a união entre Sauber e Charouz vai contar com quatro pilotos: Alessandro Ghiretti, 17 anos, italiano; Roman Stanek, 14 anos, tcheco; Théo Pourchaire, 15 anos, francês, restando ainda um quarto nome para fechar a escalação.

 
Frédéric Vasseur, chefe da Alfa Romeo na F1 e CEO da Sauber Motorsport, ressaltou a importância de transmitir o conhecimento para os pilotos que estão em fase de desenvolvimento e que um dia sonham em fazer parte do principal grid do esporte a motor.
 
“A Sauber Junior Team está chegando para a temporada 2019 da F1 com uma forte equipe nas categorias da FIA, F2, F3 e F4. Nosso projeto foi lançado com o objetivo de transmitir nossa experiência a jovens pilotos e proporcionar uma plataforma onde eles possam sucessivamente desenvolver suas habilidades e ficar mais próximos do sonho de correr no topo do automobilismo um dia. Olhamos à frente para nossa colaboração e vamos acompanhar bem de perto o progresso desses jovens talentos”, declarou o dirigente.
 
Antonin Charouz, fundador da equipe que leva seu sobrenome, destacou a oportunidade de trabalhar ao lado de uma das equipes que fizeram parte da F1 nas últimas décadas.
 
“Está claro que a Sauber Junior Team by Charouz proporciona uma oportunidade única para jovens pilotos, e acho que nós conseguimos juntar uma equipe extremamente talentosa e determinada para 2019. Este é o começo de um empolgante novo capítulo na história da nossa equipe, e estamos ansiosos para construir nossa forma vencedora na F2 e na F4, bem como também mostrar nossos pontos fortes na F3, como parte da nossa parceria com a Sauber”, finalizou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.