Pourchaire é punido na sprint da F2 na França e cai para 7º. Drugovich vai ao pódio

O final da corrida sprint da F2 na França foi cheio de incidentes, e a FIA não fez vista grossa: puniu cinco pilotos e fez com que Felipe Drugovich herdasse a terceira colocação após a queda de Théo Pourchaire

F1 2022 AO VIVO: LECLERC BRILHA E CONQUISTA POLE NA FRANÇA. VERSTAPPEN É 2º | Briefing

A FIA realizou uma verdadeira distribuição de punições na Fórmula 2 após o encerramento da corrida sprint do GP da França, disputada neste sábado (23). Por diferentes motivos, foram punidos: Théo Pourchaire, Jüri Vips, Marcus Armstrong, Enzo Fittipaldi e Olli Caldwell. Destes, apenas o último não foi por um incidente de corrida: o britânico teve o pneu traseiro esquerdo mal fixado após a parada no pit-stop da Campos, e a equipe foi condenada a pagar uma taxa de € 1 mil [em torno de R$ 5,6 mil] pelo erro.

Théo Pourchaire, que disputa diretamente o título da categoria com o brasileiro Felipe Drugovich, também não escapou. O francês da ART foi punido por forçar o carro de Marcus Armstrong para fora da pista em disputa na curva 11 e recebeu 5s de punição na classificação final da disputa, o que o fez cair para o sétimo lugar — assim, ‘Drugo’ ganhou uma posição e entrou no pódio, em terceiro lugar. Além disso, ainda recebeu um ponto na carteira, seu primeiro da temporada.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Enzo Fittipaldi abandonou a prova após um toque em Roberto Merhi (Foto: Reprodução/F2)

Os comissários interpretaram que “Pourchaire tentou um movimento de ultrapassagem por dentro na curva 11, mas foi incapaz de manter a linha, espalhou e forçou o carro de Armstrong para fora da pista. A punição de 5s, ao invés da punição normal de 10s, foi pelo erro ter sido considerado de menor impacto.”

A punição de Vips se deu exatamente pelo mesmo motivo que a de Pourchaire: forçar Armstrong para fora da pista, mas desta vez na curva 15. Pelo incidente com o próprio companheiro de equipe, o piloto da Hitech também recebeu 5s de punição na classificação da corrida — e um ponto na carteira, seu terceiro da temporada 2022 —, caindo para o 11º lugar.

Diretamente envolvido nas punições de Pourchaire e Vips, Armstrong também foi enquadrado pelos olhares da FIA. O companheiro de Jüri na Hitech foi considerado culpado por uma colisão com o segundo colocado Jehan Daruvala na curva 8 e também recebeu 5s de punição na classificação final da corrida e um ponto na carteira, seu segundo do ano. Com a decisão, despencou para a 14ª colocação.

A corrida foi vencida por Liam Lawson, com Jehan Daruvala em segundo e Drugovich agora em terceiro (Foto: Reprodução/F2)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por fim, o brasileiro Enzo Fittipaldi viu sua corrida ir pelos ares em disputa com Roberto Merhi, quando tentou ultrapassar o espanhol por fora e levou a pior — tocou no carro do adversário e rodou na pista, ainda sendo atingido com força por Amaury Cordeel logo em seguida.

O piloto da Charouz foi considerado culpado pelo incidente com Merhi — que também abandonou logo depois — e vai precisar pagar cinco punições no grid de largada da corrida deste domingo, a segunda do final de semana em Paul Ricard. Com isso, vai largar em 19º na segunda corrida do final de semana. Além disso, recebeu dois pontos na carteira, elevando o total da temporada a quatro.

Fórmula 2 2022, GP da França, Corrida Sprint:

1L LAWSONCarlin21  voltas
2J DARUVALAPrema+3.206
3F DRUGOVICHMP+4.835
4J DOOHANVirtuosi+5.709
5F VESTIART+7.948
6A IWASADAMS+8.260
7T POURCHAIREART+9.552
8L SARGEANTCarlin+9.654
9M SATOVirtuosi+10.586
10D BECKMANNVan Amersfoort+10.979
11J VIPSHitech+12.087
12D HAUGERPrema+12.477
13C WILLIAMSTrident+12.536
14M ARMSTRONGHitech+14.433
15C BÖLÜKBASICharouz+15.861
16R NISSANYDAMS+16.536
17C NOVALAKMP+16.643
18O CALDWELLCampos+17.338
19R MERHICamposNC
20R VERSCHOORTridentNC
21E FITTIPALDICharouzNC
22A CORDEELVan AmersfoortNC
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar