Valsecchi leva fácil segunda corrida em Monza na GP2 e abre 25 pontos para Razia

Davide Valsecchi conquistou a vitória neste domingo (9) na primeira corrida da GP2 em Monza. O resultado o isolou na liderança do campeonato, que vai chegar a Cingapura com 25 pontos de diferença para rival pelo título Luiz Razia

Davide Valsecchi não deu chance a ninguém na segunda corrida da GP2 em Monza. O italiano largou bem, tomou a ponta de Stefano Coletti antes mesmo da primeira curva e comandou como quis a prova da categoria de acesso, conquistando a quarta vitória em 2012. O triunfo o isolou na liderança do campeonato. De quebra, ainda registrou a volta mais rápida da bateria, o que lhe rendeu mais dois pontos de bônus.

Agora, Davide vai iniciar o fim de semana em Cingapura, daqui a duas semanas, com uma vantagem de 25 pontos para Luiz Razia, com quem disputa o título da GP2. Razia, aliás, não teve um domingo dos melhores. Apesar das tentativas, o brasileiro da Arden terminou a corrida apenas em 16°.

Em casa, Valsecchi venceu pela quarta vez na temporada (Foto: GP2)

O pódio na Itália ainda teve Fabio Leimer e Jolyon Palmer. Entre os demais brasileiros, Felipe Nasr completou a corrida em 21°, enquanto Victor Guerin abandonou.

Confira como foi a segunda corrida da GP2 neste domingo em Monza

A largada da GP2 se deu sob um sol de 25 graus neste domingo (9) em Monza e não viu nenhum incidente mais sério. O que aconteceu, na verdade, foi que o pole Stefano Coletti partiu mal, não fez valer a vantagem de comandar o pelotão e perdeu antes mesmo da primeira curva a posição de honra para Davide Valsecchi, que se aproveitou e muito bem do vacilo do rival. Valsecchi, que saía em terceiro, também foi capaz de superar Jolyon Palmer antes da curva 1, para garantir de vez a liderança. 

Já o monegasco da Coloni ainda perderia, já na estreita chicane depois da grande reta, a segunda colocação para Fabio Leimer. Marcus Ericsson também tentou tirar uma casquinha, mas, por fora, não teve como contornar a primeira curva e, sim, teve de passar reto na chicane, cedendo posições logo em seguida. 

Lá trás, Luiz Razia tentava recuperar terreno e, com cinco voltas, já aparecia em 18°. O mesmo fazia Felipe Nasr, mas sem o mesmo sucesso. Já Victor Guerin deixava a prova ainda na segunda volta. 
 
Valsecchi vibra com triunfo que o deixou 25 pontos a frente de Razia no campeonato (Foto: GP2)

Na ponta, Valsecchi já abria vantagem para Leimer, que, por sua vez, abria distância para Coletti, que se via em apuros contra Palmer. A ultrapassagem não tardou a acontecer, e Jolyon realizou a manobra na sexta passagem, espalhando o grupo da frente. Stefano, então, passou a lidar com a pressão de Johnny Cecotto Jr., que vinha escalando o pelotão, depois de superar Max Chilton e Marcus Ericsson depois das voltas finais.  

Sem mudanças no pelotão da frente, o trabalho de Razia atrás permanecia intenso. E o brasileiro ainda conseguiu mais duas posições, finalizando a corrida em 16°. Já Nars terminou em 21°. Enquanto isso, lá na frente, Valsecchi comemorava a quarta vitória no ano, o que o aproximou do título. O italiano vai começar a rodada final, em Cingapura, daqui a duas semanas, com 25 pontos de vantagem para Razia, o único que ainda pode lhe tirar o título.

GP2, Itália, Monza, 2ª corrida:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.