Martins dribla punição e vence corrida 2 tumultuada da Fórmula 2 na Inglaterra
Victor Martins precisou descontar uma punição de 5s, mas recebeu a bandeirada com uma larga vantagem em relação a Zane Maloney para assegurar o triunfo em Silverstone. Theo Pourchaire completou o pódio, com Enzo Fittipaldi em sétimo
Victor Martins garantiu a vitória na corrida principal da Fórmula 2 na Inglaterra. O piloto da ART precisou superar uma punição de 5s para assegurar o topo do pódio em Silverstone neste domingo (9).
Saindo da pole, Martins perdeu a liderança apenas brevemente na hora da largada, mas vinha em prova dominante antes da primeira de três intervenções do safety-car. A grande rival, contudo, foi a pena aplicada pelos comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por ter escapado da pista e ganho vantagem.
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Ciente do acréscimo de 5s ao tempo de prova, Martins engatou uma volta rápida atrás da outra no trecho final da disputa, garantindo a margem necessária em relação a Zane Maloney para ficar com a vitória. Theo Pourchaire completou o pódio.
Jack Doohan ficou em quarto, diante de Ayumu Iwasa e Jehan Daruvala. Enzo Fittipaldi cruzou a linha final em oitavo, mas subiu para sétimo depois de uma punição pós-corrida para Oliver Bearman, que assim ficou atrás do brasileiro, com Arthur Leclerc e Jak Crawford fechando o top-10.
Apesar do abandono deste domingo, Frederik Vesti segue na liderança do campeonato com 135 pontos, seis a mais do que Pourchaire. Iwasa é o terceiro, diante de Bearman e Martins. A próxima etapa da F2 acontece em duas semanas, na Hungria.
Saiba como foi a corrida principal da Fórmula 2 em Silverstone:
Depois de uma corrida sprint disputada na chuva, a Fórmula 2 achou pista úmida para as 29 voltas da prova deste domingo (9). A temperatura estava em 15,6°C, com o asfalto chegando a 21,8°C. A umidade relativa do ar estava na casa dos 87%.
Dono da pole-position em Silverstone, Victor Martins ainda tentou defender a liderança, mas Ayumu Iwasa saiu melhor e tomou a ponta ainda nos primeiros metros. O #6, porém, reagiu prontamente e tratou de recuperar o comando quase que de imediato. Oliver Bearman saiu bem e vinha em terceiro, diante de Enzo Fittipaldi.
Uma vez na ponta, Martins tratou de abrir vantagem, fechando a primeira volta com 1s2 de vantagem para Iwasa. Terceiro, Bearman vinha pressionado por Fittipaldi, que era acompanhado por Jack Doohan.
No giro seguinte, Martins apareceu com 2s de frente para Iwasa, que não indicava reação, mas tampouco vinha ameaçado, já Bearman tinha mais de 1s1 de atraso.
Hauger vinha apenas em último depois de rodar na largada da corrida principal na Inglaterra.
Na passagem seguinte, a margem de Martins tinha saltado para 3s2. Enquanto isso, Doohan pressionava Fittipaldi pela quarta colocação em Silverstone.
Dono de um ritmo fortíssimo, Martins foi abrindo mais e mais vantagem, se aproximando dos 4s de frente para Iwasa apenas na quinta volta da disputa. Atrás, Doohan conseguiu passar Fittipaldi com uma manobra por fora na Stowe para subir para a quarta colocação.
Quem também avançou foi Zane Maloney, que tomou o sétimo posto de Vista na curva 3.
Na volta 7, os pit-stops começaram, com Fittipaldi e Vesti abrindo os trabalhos. O safety-car, porém, entrou em cena após Amaury Cordeel rodar e ficar parado na pista na Stowe.
Com a intervenção do carro de segurança, o pelotão foi aos boxes executar a parada obrigatória. Assim, Hadjar, que não tinha parado, surgiu na liderança na volta 8, diante de Leclerc, Martins, Novalak, Correa, Boschung, Iwasa, Bearman, Doohan e Maloney. Fittipaldi vinha em 14º.
No entanto, Hadjar, Leclerc, Novalak, Correa e Boschung seguiam na pista com pneus duros e ainda com o pit-stop pendente.
O safety-car deixou a pista no fim da volta 10, reiniciando a corrida para as 19 voltas restantes. Na relargada, Hadjar estilingou bem e logo abriu vantagem em relação ao irmão de Charles, sustentando a ponta.
Logo em seguida, porém, Frederik Viesti diminuiu a velocidade e parou na reta. Hauger apareceu com danos na asa dianteira e Stanek também surgiu parado, motivando uma bandeira amarela no setor e, depois, uma nova entrada do safety-car.
No replay, foi possível ver que Dennis Hauger entrou na traseira de Vesti na freada da Vale, com o piloto da Prema atingindo Stanek na sequência.
Quem também teve problemas na relargada foi Doohan, que escapou — e muito — da pista, mas conseguiu voltar em 11º.
Vesti e Hauger conseguiram ir aos boxes para uma troca de asa dianteira e de pneus, enquanto Stanek abandonou a disputa. O caminho do #7 da Prema, porém, foi breve, já que ele parou na pista pouco depois com a suspensão quebrada.
A FIA anunciou na sequência que Iwasa e Stanek estavam sob investigação por terem ultrapassado sob safety-car.
Foi só no fim da 14ª volta que o safety-car deixou a pista. Na segunda relargada, Hadjar escapou mais uma vez, de cara abrindo vantagem em relação a Leclerc. Martins era o terceiro, diante de Novalak e Correa.
Pouco depois, Fittipaldi saiu da pista e despencou para 17º, à frente de Nissany e Crawford.
Na volta 17, a FIA puniu Martins com 5s por ter ganho vantagem ao escapar da pista.
Logo sem seguida, Kush Maini e Ralph Boschung se encontraram na pista e acabaram parados na Vale, forçando uma nova intervenção do safety-car.
Assim, os pilotos todos foram aos boxes para um novo pit-stop.
Pelo replay, foi possível ver que Maloney e Iwasa tiveram um entrevero, com Ayumu definindo o lance como “completamente ilegal”.
Foi só no fim da 19ª volta que o safety-car deixou a pista. Martins, então, forçou o ritmo para de cara abrir 0s655 de margem para Maloney. Mais atrás, Novalak tentou uma manobra para cima de Iwasa, mas não conseguiu consolidar.
Com uma punição de 5s, Martins foi forçando ritmo para tentar abrir a margem necessária para anular o efeito da sanção. Restando oito voltas para o fim, Victor tinha 1s5 de frente para Maloney, que vinha num pelotão com Leclerc e Pourchaire.
A prova deste domingo vinha muito agitada para os comissários, que além de incidentes na pista, também tiveram de verificar situações como excesso de velocidade no pit-lane.
Enquanto isso, Doohan passou Iwasa para tomar o quinto posto. Na ponta, Martin sustentava 3s6 de frente para Maloney, que já tinha sido informado para subir o ritmo para tentar aproveitar a punição.
Na volta 24, Pourchaire tentou por dentro para passar Leclerc, mas não passou. Dois giros mais tarde, Martins chegou a 4s9 de margem na liderança, bastante perto de descontar a punição.
Pourchaire conseguiu passar Leclerc para assumir a segunda colocação. Arthur, contudo, acabou escapando da pista pouco depois na Brooklands, facilitando a aproximação de Iwasa.
Na ponta, Martins abriu mais de 5s de vantagem para Maloney, diferença que teria de manter até o final.
Pelo rádio, a equipe pressionava Maloney a rodar mais rápido, mas a margem de Martins seguia subindo.
Victor abriu a volta final em Silverstone com 6s2 de vantagem para Maloney, caminhando tranquilo para garantir a vitória.
Fórmula 2 2023, Inglaterra, Silverstone, Corrida 2, Final:
1 | V MARTINS | ART | 58:54.389 | 29 VOLTAS |
2 | Z MALONEY | Carlin | +2.051 | |
3 | T POURCHAIRE | ART | +4.749 | |
4 | J DOOHAN | Virtuosi | +6.637 | |
5 | A IWASA | DAMS | +12.611 | |
6 | J DARUVALA | MP | +18.933 | |
7 | E FITTIPALDI | Carlin | +18.963 | |
8 | O BEARMAN | Prema | +23.220 | |
9 | A LECLERC | DAMS | +24.155 | |
10 | J CRAWFORD | Hitech | +24.543 | |
11 | J CORREA | Van Amersfoort | +27.958 | |
12 | C NOVALAK | Trident | +30.610 | |
13 | B BENAVIDES | PHM | +30.973 | |
14 | D HAUGER | MP | +32.950 | |
15 | I HADJAR | Hitech | +34.573 | |
16 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | +34.629 | |
17 | R NISSANY | PHM | +39.770 | |
18 | R BOSCHUNG | Campos | NC | |
19 | K MAINI | Campos | NC | |
20 | F VESTI | Prema | NC | |
21 | R STANEK | Trident | NC | |
22 | A CORDEEL | Virtuosi | NC |