Smolyar abre temporada 2021 da F3 com vitória na Espanha. Collet vai ao pódio

Alex Smolyar venceu a corrida que abriu a temporada da F3, na manhã deste sábado, em Barcelona. Caio Collet foi o terceiro, enquanto Enzo Fittipaldi, P12, vai largar na frente na corrida 2, ainda neste sábado

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

A vitória na corrida que abriu a temporada 2021 da Fórmula 3 ficou com Alex Smolyar. O russo da ART Grand Prix largou em segundo e fez a ultrapassagem em cima do primeiro colocado no grid da prova, Jonny Edgar, e desde então não foi mais superado. O britânico, apoiado pela Red Bull e que representa a Carlin na categoria, perdeu boas posições ao longo da corrida e acabou só em quinto. Clement Novalak da Trident, foi o segundo colocado depois de impor forte ritmo no fim.

Caio Collet largou em terceiro, lutou pela segunda posição, caiu para quarto, mas recuperou o terceiro lugar ao superar Edgar e cravou o pódio na sua corrida de estreia na Fórmula 3. O brasileiro corre pela equipe MP Motorsport. Logan Sargeant, da Charouz foi o quarto, à frente de Edgar. Oli Caldwell, da Prema, foi o sexto. Frederik Vesti, da ART Grand Prix, foi o sétimo, à frente de Dennis Hauger, Victor Martins e David Schumacher.

CAIO COLLET; F3; BARCELONA;
Caio Collet visitou o pódio na sua estreia na F3 (Foto: F3/Twitter)

Enzo Fittipaldi largou em 18º, ganhou seis posições e fechou em uma importantíssima 12ª colocação, posto que lhe vale a pole da corrida 2, em razão da regra do grid invertido. A prova está marcada para 11h40 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports e pelo serviço de streaming F1 TV Pro.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi a corrida 1 da Fórmula 3 na Espanha

O problema enfrentado pelo israelense Ido Cohen, que teve seu carro parado pouco antes do fim da volta de formação do grid fez a direção de prova adotar um segundo procedimento de largada.

Com 29 carros no grid, a corrida finalmente teve sua largada na segunda tentativa. Primeiro no alinhamento inicial da corrida 1, Jonny Edgar manteve a liderança, seguido por Alex Smolyar e Caio Collet. Enzo Fittipaldi, na primeira volta, ganhou boas posições ao subir de 18º para 14º. Foi um início bastante limpo e sem grandes problemas.

Edgar era escoltado muito de perto por Smolyar. Quando a direção de prova autorizou a abertura da asa móvel, o russo encostou de vez e fez a ultrapassagem no fim da reta dos boxes na abertura da quarta volta. Collet continuava em terceiro, enquanto Fittipaldi seguia em 14º.

ALEX SMOLYAR; JONNY EDGAR; FÓRMULA 3; BARCELONA;
Smolyar faz a ultrapassagem sobre Edgar no fim da reta em Barcelona (Foto: F3/Twitter)

Na volta seguinte, Edgar tentou o troco e quase tocou roda com Smolyar, mas o piloto da ART Grand Prix seguiu na frente. Mais atrás, o pole da corrida principal do fim de semana, Dennis Hauger, ganhava posições importantes depois de ter largado em 12º, subiu para nono depois de deixar Victor Martins para trás e já buscava Frederik Vesti e David Schumacher.

Collet buscou a ultrapassagem em cima de Edgar na volta 9. O brasileiro abriu o DRS para passar o britânico da Carlin, que se defendeu bem. No entanto, ao passar pela curva 3, Caio perdeu pressão aerodinâmica e acabou superado por Clement Novalak, da Trident, e caiu para quarto.

Enquanto Smolyar escapou bem na frente, o segundo pelotão tinha quatro pilotos bem destacados: Edgar, Novalak, Collet e Logan Sargeant, que andava bem com o carro da Charouz. Enzo Fittipaldi disputava com Juan Manuel Correa e Arthur Leclerc, este apenas P13, pela 12ª posição, que vale a primeira colocação no grid da corrida 2.

No pelotão da frente, Edgar era quem mais sofria com o desgaste dos pneus. O piloto apoiado pela Red Bull perdeu performance e foi superado por Novalak e, na volta 15, por Collet, que voltou a uma posição de pódio. Fittipaldi, por sua vez, ultrapassou Correa e se colocou em ótima condição para a corrida 2, enquanto Leclerc vou aos boxes em razão de um problema no pneu traseiro esquerdo.

Com duas voltas para a bandeirada, a direção de prova acionou o safety-car. Oliver Rasmussen escapou na saída da última curva e parou na caixa de brita. O incidente do dinamarquês praticamente encerrou a corrida e definiu a vitória de Smolyar, o pódio de Collet e a primeira posição de Fittipaldi no grid da corrida 2, ainda neste sábado, em Barcelona.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.