Após 26 anos, F3 Sul-americana encerra operações no fim de 2013 para criação da F3 Brasil

O novo campeonato terá objetivo de diminuir os custos com o corte do vínculo com o resto da América do Sul. Assim, uma temporada completa na divisão principal deverá custar R$ 450 mil

A F3 Sul-americana acabou. Depois de 26 anos de história e tendo revelado nomes como Christian Fittipaldi, Helio Castroneves, Ricardo Zonta, Bruno Junqueira, Nelsinho Piquet e Luiz Razia, o campeonato não vai mais ser disputado em 2014, é o que apurou o GRANDE PRÊMIO. Isso, no entanto, não significa que o Brasil vai ficar sem uma categoria de base.

Pelo contrário. Para preencher essa lacuna, a CBA e a Vicar vão anunciar durante a Copa das Federações de kart, marcada para os dias 14 e 15 de dezembro, em Penha, a criação da F3 Brasil, o novo certame para jovens pilotos.

F3 Sul-americana acaba após 26 anos (Foto: Duda Bairros/ Vicar)

A ideia dos organizadores com a mudança de nome é diminuir os custos da categoria cortando os vínculos com o restante da América do Sul, principalmente com a Argentina. Por se tratar de um campeonato sul-americano, a F3 era obrigada a correr no país vizinho, o que aumentava os gastos das equipes, os problemas com a alfândega e ainda afugentava alguns patrocinadores.

É que por se tratar de um certame do Cone Sul, algumas empresas do Brasil não queriam investir no campeonato com medo de que o dinheiro acabaria sendo usado para desenvolver um argentino ao invés de um brasileiro. Os custos da etapa da Argentina giravam em torno de R$ 15 mil para uma equipe pequena.

Segundo Augusto Cesário, dono de uma das principais escuderias do certame, os preços da nova categoria serão de R$ 195 mil para quem competir na divisão Light (com o chassi F301 da Dallara) e R$ 450 mil na categoria principal. Os motores continuarão sendo o Berta, usados desde meados da década passada.

As equipes que disputaram a F3 Sul-americana na última temporada devem continuar no novo certame em 2014.

Em 2013, a F3 visitou a Argentina nos dias 29 e 30 de junho, quando apenas seis pilotos fizeram parte do grid. O país vizinho ainda contou com Bruno Etman durante toda a temporada, e o piloto pode conquistar o título da divisão Light neste fim de semana.

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