Collet domina e vence corrida sprint da Fórmula 3 em Zandvoort. Correa vai ao pódio

Brasileiro largou em 4º, imediatamente saltou duas posições e, na quinta volta, ultrapassou Juan Manuel Correa para não mais se desgarrar da liderança. O estadunidense de origem equatoriana, envolvido no acidente que provocou a morte de Anthoine Hubert, terminou no top-3 da F3 pela primeira vez na carreira

QUEM VAI FAZER A POLE NA HOLANDA? RUSSELL, HAMILTON, VERSTAPPEN, LECLERC OU SAINZ?

O sábado (3) na Holanda começou muito bem para o Brasil. Caio Collet partiu da 4ª colocação para a corrida sprint da Fórmula 3 em Zandvoort, deixou Zak O’Sullivan e Grégoire Saucy para trás e saltou posições logo na largada e, após ultrapassar Juan Manuel Correa na quinta volta, abriu distância para cruzar a linha de chegada no primeiro lugar da disputa.

Esta foi a segunda vitória do brasileiro na temporada de 2022 da F3 — a primeira aconteceu também em uma corrida de sábado, na Hungria. De maneira dominante na Holanda, o piloto da MP recebeu a bandeirada quadriculada 4s antes de Correa, segundo colocado.

Juan Manuel Correa volta ao pódio pela primeira vez desde que retomou a carreira (Foto: Reprodução/F3)

O piloto da ART, aliás, conquistou seu primeiro pódio na categoria — e festejou muito. Correa, como se sabe, esteve envolvido no gravíssimo acidente em Spa-Francorchamps em 2019, pela Fórmula 2, que quebrou suas duas pernas e o deixou em coma induzido — além de provocar a morte do francês Anthoine Hubert. O estadunidense de origem equatoriana também sofreu lesões sérias no pulmão e na espinha, além do risco de amputar as pernas, e teve que passar por 20 cirurgias durante o período de intensa reabilitação até conseguir retornar ao automobilismo.

O’Sullivan, da Carlin, completou a prova em terceiro — garantindo seu segundo pódio do ano. Jonny Edgar, Saucy, Isack Hadjar, Victor Martin, Sebastian Montoya, Jak Crawford e Roman Stanek fecharam a lista dos 10 primeiros colocados.

O pódio da corrida sprint da Fórmula 3 na Holanda: Collet no centro, Correa à esquerda da imagem e O’Sullivan à direita (Foto: Reprodução/F3)

Após as luzes se apagarem no grid, Collet imediatamente subiu para o 3º lugar, deixando Saucy para trás, e logo ultrapassou também O’Sullivan. Enquanto isso, Correa — que largou da pole na sprint —, conseguia segurar a liderança da prova.

Eventualmente, graças à asa móvel, o brasileiro pôde ultrapassar Correa na quinta volta — em bela manobra na curva 3 — e, somente dois giros depois, já se encontrava 1s4 à frente do rival deste sábado.

O brasileiro somou 11 pontos para a conta com o resultado deste sábado: 10 da vitória e mais 1 da volta mais rápida da disputa.

Caio Collet passa Juan Manuel Correa e vence corrida sprint da F3 em Zandvoort (Foto: Reprodução/F3)

Enquanto isso, os postulantes ao título Stanek e Oliver Bearman brigavam pela posição final nos pontos — com o piloto da Trident levando a melhor. Arthur Leclerc, prejudicado pelas circunstâncias do treino de classificação, largou de 20º e escalou o pelotão para terminar em 12º.

Para a corrida principal, que acontece neste domingo, Collet irá largar da 9ª posição, com Zane Maloney partindo da pole. A segunda corrida da rodada da Holanda da F3 está marcada para às 3h45 (de Brasília, GMT -3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2022 da Fórmula 3.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2022: PIASTRI NA MCLAREN. LECLERC LIDERA NA HOLANDA. DRUGOVICH POLE NA F2 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.