Collet e Fittipaldi miram consistência e pódio para rodada tripla da Fórmula 3 na Áustria

Depois de duas etapas em que conviveu com a oscilação, Caio Collet projeta um fim de semana mais estável no Red Bull Ring, palco da terceira etapa da Fórmula 3, neste fim de semana. Enzo Fittipaldi, por sua vez, mira sobretudo ter um melhor ritmo de classificação para ter chances de garantir um lugar no top-10 ou, talvez, até um pódio

A Fórmula 3 se prepara para acelerar novamente neste fim de semana. Os jovens talentos da categoria de acesso à Fórmula 1 vão disputar a terceira etapa do campeonato, marcada para o Red Bull Ring, na Áustria. Os dois brasileiros do grid, Caio Collet, e Enzo Fittipaldi, partem para a jornada em Spielberg com alguns objetivos em comum e outros distintos. Em comum, os dois miram o pódio para a rodada tripla. Collet, piloto da equipe holandesa MP Motorsport, busca principalmente um fim de semana mais consistente depois de oscilações em Barcelona e Paul Ricard. Fittipaldi, que corre pela escuderia tcheca Charouz, tenta garantir um melhor ritmo de classificação para que tenha mais chances de buscar um lugar no top-10 ou, talvez, até um pódio.

Sexto lugar no campeonato, com dois pódios — um em Barcelona e outro em Paul Ricard —, Collet ressaltou justamente as oscilações que viveu nos primeiros finais de semana da Fórmula 3 para aprender as lições e ter uma jornada mais linear na Áustria.

CAIO COLLET; BARCELONA; F3; CORRIDA F3;
Caio Collet tem como meta ter uma jornada mais consistente e com pódios na Áustria (Foto: Formula 3/MP Motorsport)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Opinião GP: Red Bull inverte papéis, vira melhor equipe e vê Mercedes de mãos atadas

“Tivemos duas etapas bem diferentes até aqui. Em uma, não me classifiquei bem; na outra, fui melhor. Em uma, tive um sábado bom, na outra, ruim. Então, tivemos experiências bem distintas em Barcelona e Paul Ricard. Agora temos de analisar os erros que cometemos nas duas etapas e tentar encaixar um fim de semana em que tudo aconteça da melhor maneira possível”, disse o piloto, que é vinculado à Academia da Alpine.

Ao falar sobre a perspectiva para o fim de semana, Collet se mostra confiante. “Uma boa classificação, três corridas com bons pontos e brigar pelo pódio em ao menos duas provas. Esse é o meu objetivo”.

Nos testes de pré-temporada, Caio cravou o recorde do Red Bull Ring. Entretanto, em que pese o gosto pelo traçado e a perspectiva de um bom desempenho, o brasileiro lembrou que a situação será bem diferente neste fim de semana na comparação com a época dos testes, que aconteceram entre 3 e 4 de abril.

Verstappen domina e vence na casa da Red Bull: os melhores momentos do GP da Estíria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

“O Red Bull Ring é uma pista onde fomos muito bem nos testes, bati o recorde da pista, mas agora as condições serão bem diferentes, já que está bem mais quente. Mas eu me senti muito confiante com o carro lá e acredito que temos tudo para ter um bom final de semana. Estou bem animado, é uma pista que eu gosto bastante, então vamos trabalhar muito para que seja nosso melhor final de semana na temporada até aqui”, completou.

Em sua segunda temporada na Fórmula 3, Fittipaldi também aposta no retrospecto no Red Bull Ring para se dar bem no fim de semana. O principal foco do piloto está na melhora em ritmo de classificação. Em Barcelona, por exemplo, Enzo ficou em 18º no grid das corridas 1 e 3, enquanto em Paul Ricard o piloto largou de 21º nas três provas do fim de semana, algo que, diante de um grid numeroso, de 30 carros, torna mais difícil a escalada ao longo das corridas.

ENZO FITTIPALDI; CHAROUZ; F3; FÓRMULA 3;
Enzo Fittipaldi busca seus primeiros pontos na temporada 2021 da Fórmula 3 (Foto: Dutch Photo Agency/RF1)

“Essa é uma pista onde costumo andar bem, já fiz boas corridas aqui e estou confiante para fazer uma boa etapa neste fim de semana. Nosso início de ano mostra que existe ritmo de corrida no carro, vamos buscar um bom resultado na classificação, assim teremos mais chances de terminar dentro do top-10”, disse.

“Já venci aqui uma vez, em 2018, e também venci no começo deste ano virtualmente, quando disputei o campeonato da F1 Virtual. Será muito legal voltar para um circuito como este, que traz uma dinâmica muito boa para as corridas e espero conquistar um pódio”, declarou Enzo, que em 18 de julho completa 20 anos.

A Fórmula 3 tem Dennis Hauger, da Prema, como líder do campeonato, com 60 pontos, contra 60 de Victor Martins, da Prema. Collet é o sétimo e soma 30 pontos, enquanto Fittipaldi ainda está zerado na tabela.

As atividades de pista da Fórmula 3 no Red Bull Ring começam nesta sexta-feira: a partir de 4h30 (de Brasília) acontece o único treino livre do fim de semana, enquanto a classificação, com meia hora de duração, está marcada para 8h50. No sábado, acontecem duas corridas: a primeira, a partir de 5h35; a segunda prova tem largada prevista para 12h45. No domingo, a terceira e principal prova da rodada tripla acontece às 6h05. Tudo com transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports e do serviço de streaming F1 TV Pro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.