Com etapa na Argentina, F3 Sul-americana divulga calendário da temporada de 2013

A temporada 2013 da F3 Sul-americana começa no dia 7 de abril, em Interlagos, e será encerrada em 1º de dezembro, em Goiânia. A grande novidade, porém, é o retorno de uma etapa na Argentina

A F3 de fato será sul-americana em 2013. Isso acontece porque a Vicar, empresa que assumiu a promoção da categoria na última temporada, anunciou nesta sexta-feira (21) o calendário do próximo ano com uma novidade: a disputa de uma etapa na Argentina, em 24 de agosto.

Em 2012, a categoria não correu fora do Brasil por causa de problemas na organização do campeonato. No início do ano, o antigo promotor do certame, Dilson Motta, precisou se afastar do cargo por motivos particulares, após travar longas negociações para que o certame fosse incorporado pela Top Race argentina.

No entanto, o campeonato hermano também passou por problemas políticos, o que inviabilizou a negociação. Para que a F3 não deixasse de ser disputada, a Vicar resolveu assumi-la, mas a temporada começou apenas no segundo semestre do ano, contou com grids enxutos e só teve etapas no Brasil, sempre como preliminar do Brasileiro de Marcas.

A F3 Sul-americana retorna à Argentina em 2013 (Foto: Rafael Gagliano/Vicar)

Agora, com o retorno da Argentina, o campeonato de 2013 vai começar no dia 7 de abril, em Interlagos, e terminar em Goiânia, no dia 1º de dezembro. A etapa do Centro-Oeste, no entanto, vai depender de reformas no circuito local. A categoria ainda vai passar por Brasília, Tarumã, Curitiba e Cascavel.

Conselheiro da Vicar, Carlos Col afirmou que o calendário de 2013 é o primeiro passo para fazer a categoria voltar a revelar bons pilotos. “Há alguns anos o Brasil não tem mais revelado a quantidade de pilotos que poderia em função da falta de um esquema estruturado para detectar, formar e treinar novos talentos no automobilismo. Gostaria de me dedicar pessoalmente a isto nos próximos anos”, declarou.

Pelo campeonato, já passaram nomes como Helio Castroneves, Bruno Junqueira, Ricardo Zonta, Cristiano da Matta, Christian Fittipaldi e Nelsinho Piquet. O campeão de 2012 foi Fernando ‘Kid’ Resende, que não disputou quatro etapas.


Confira o calendário da temporada de 2013 da F3 Sul-americana:

7 de abril – Interlagos
5 de maio – Brasília
30 de junho – Curitiba
21 de julho – Interlagos
24 de agosto – Argentina
29 de setembro – Brasília
27 de outubro – Tarumã
17 de novembro – Cascavel
1º de dezembro – Goiânia

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.