Em grid com apenas dez carros, Samaia desbanca líder Iorio e garante primeira pole da F3 Brasil em Interlagos

Quem esperava ver Matheus Iorio dominar a sexta-feira em Interlagos na F3 Brasil teve uma surpresa. Nos dois treinos livres e também no treino classificatório, realizado quase no escuro em São Paulo, o líder do campeonato ficou em segundo. Na definição da pole-position, levou a melhor outro piloto da Cesário: Guilherme Samaia. Iorio vai fechar a primeira fila do grid

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Guilherme Samaia desbancou o favorito Matheus Iorio e garantiu a pole-position da etapa de Interlagos da F3 Brasil no fim da tarde desta sexta-feira (9). Vai ser a primeira vez que o piloto de 19 anos vai largar na frente na categoria. 
 
Iorio chegou ao fim de semana sobrando na liderança do campeonato, com 75 pontos somados, fruto das suas cinco vitórias em seis corridas. Mesmo que tenha uma jornada desastrosa correndo em casa e saia no zero, ainda assim o piloto da Cesário vai seguir na frente. Mas quem esperava ver Matheus dominando o primeiro dia de atividades de pista em Interlagos, viu uma disputa mais parelha entre os ponteiros.
 
Samaia começou bem o fim de semana como líder do primeiro treino livre, realizado ainda pela manhã em Interlagos. O também piloto da Cesário superou justamente Iorio, por apenas 0s098, para ficar na ponta da tabela de tempos. 
Guilherme Samaia desbancou o favorito e líder do campeonato, Matheus Iorio (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Na segunda sessão, os tempos foram melhores. Artur Fortunato, que corre por equipe própria, cravou 1min28s453 em sua melhor passagem e liderou a sessão, batendo Iorio por 0s214, enquanto Samaia garantiu o top-3 do treino realizado no começo da tarde. Os jovens talentos da categoria voltaram à pista no fim da tarde para a disputa do treino classificatório em São Paulo.
 
A pista esfriou bem em relação ao segundo treino livre, até porque a classificação aconteceu já no anoitecer em Interlagos. Aí Samaia voltou a andar bem. Em sua quinta passagem de um total de 12 voltas, o dono do carro #77 cravou 1min28s579 e conquistou a pole-position no circuito mais icônico do automobilismo nacional. 
 
Iorio bem que tentou, chegou perto e ficou a 0s121 do seu companheiro de equipe, mas não passou do segundo lugar. O domínio da Cesário ficou nítido com a sequência do grid: Christian Hahn conquistou o terceiro posto do grid mesmo tendo feito apenas cinco voltas. E Carlos Cunha, único piloto a ter desbancado Iorio em termos de vitórias, vai fechar a segunda fila do grid. Matheus Muniz fecha o grid em Interlagos.
 
O destaque negativo da etapa de Interlagos fica por conta do grid. Apenas dez carros, sendo nove da categoria principal e um da Light — Pedro Caland — vão disputar a rodada dupla deste fim de semana. Em meio às incertezas sobre os rumos do Brasil na F1, trata-se de um fato bastante desanimador, já que a F3 Brasil é a principal categoria de monopostos do automobilismo nacional.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A F3 Brasil ganha uma rara folga neste sábado de fim de semana em Interlagos. A programação prevê atividades apenas no domingo. A primeira corrida da rodada dupla acontece às 13h05 (horário de Brasília), enquanto a prova derradeira em São Paulo vem com o fim da tarde, às 16h50.

 
O GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ o fim de semana da Corrida do Milhão da Stock Car, além da F3 Brasil, Brasileiro de Turismo, Brasileiro de Marcas e Mercedes-Benz Challenge com grande equipe: os repórteres Fernando Silva, Gabriel Curty e Rodrigo Berton.
PADDOCK GP #45 COMENTA FIM DE SEMANA COM F1, INDY, MOTOGP E WEC

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.