Em Hockenheim, Günther vence última corrida da F3 Europeia em 2017. E Piquet repete sétimo lugar

Pedro Piquet fechou a rodada tripla que encerrou a temporada 2017 da F3 Europeia em Hockenheim na mesma posição das duas primeiras provas: sétimo lugar. No topo do pódio, no entanto, Hockenheim viu o terceiro vencedor diferente. Maximilian Günther venceu na manhã deste domingo, com Joel Eriksson em segundo e o chinês Guan Yu Zhou fechando o top-3. Lando Norris foi o quarto e Felipe Drugovich, 16º

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Maximilian Günther foi o grande nome da prova que encerrou a temporada 2017 da F3 Europeia, na manhã deste domingo (15) em Hockenheim, na Alemanha. Piloto da casa, o jovem da Prema voltou ao pódio depois de ter finalizado a corrida 2 do fim de semana em segundo lugar. Desta vez, contudo, o alemão sobrou. Depois de ter garantido a pole com apenas 0s013 de frente para Callum Ilott, Günther não deu chances a ninguém, liderou toda a prova e ainda anotou a volta mais rápida da corrida. O piloto, membro do programa de jovens da Mercedes para o DTM, terminou o campeonato em terceiro lugar, com 383 pontos.

 
Destaque também para Joel Eriksson. O sueco, que foi um dos bons nomes durante todo o fim de semana em Hockenheim, largou da quinta colocação neste domingo, mas não tardou a recuperar terreno, sobretudo depois da má largada de Ilott, que caiu para a sexta posição depois de abrir a primeira fila. Eriksson, da Motopark, repetiu a disputa com Jake Hughes ocorrida no sábado e ganhou do britânico a terceira colocação nesta manhã.
Maximilian Günther venceu a prova derradeira da temporada 2017 da F3 Europeia (Foto: FIA F3 Euro)
Em seguida, partiu para cima de Zhou. O chinês, membro da Academia de Pilotos da Ferrari, foi ultrapassado pelo sueco na curva Mercedes-Benz Arena e passou a atacar Günther, até que a bandeira amarela foi acionada por conta de um acidente envolvendo Juri Vips e Ferdinand Habsburg, que levou a pior ao ser acertado pelo carro do adversário, indo parar na barreira de proteção.
 
Após a retomada da corrida, no entanto, Eriksson não conseguiu retomar o melhor ritmo para atacar a liderança de Günther, que até abriu vantagem no restante da corrida para confirmar sua quinta vitória na temporada. Mesmo assim, o triunfo não foi o bastante para fazê-lo alcançar o vice-campeonato justamente em razão do segundo lugar de Eriksson. Zhou fechou o pódio e colocou a Prema novamente no top-3 em Hockenheim, não sem antes resistir à forte pressão do mais novo campeão da F3 Europeia, Lando Norris, quarto.
Lando Norris é coroado oficialmente como o novo campeão da F3 Europeia (Foto: FIA F3 Euro)
Ao fim da disputa, Maximilian comemorou o resultado, ainda mais por festejar uma vitória no templo do automobilismo alemão. “Tudo o que eu poderia fazer para ser vice-campeão era vencer a corrida. Fiz uma largada muito boa, aumentei a vantagem e liderei bem. Desde então, administrei minha corrida e meus pneus. Estou muito feliz por vencer aqui neste autódromo. Para um piloto alemão, isso é muito especial”, festejou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ilott finalizou a disputa na quinta posição, logo à frente de Jake Hughes. Pedro Piquet repetiu o resultado das duas últimas corridas em Hockenheim e finalizou em sétimo, terminando novamente na zona de pontuação, sendo seguido por Nikita Mazeping, Joey Mawson e David Beckmann. Felipe Drugovich, na sua rodada tripla de estreia na F3 Europeia, fechou em 16º, duas posições à frente de Mick Schumacher.

 
Na pontuação final do campeonato, Norris finalizou com 441 pontos, contra 388 de Eriksson e 383 de Günther. Ilott concluiu em quarto, com 344, enquanto Hughes fechou o top-5 com 211. Harrison Newey, filho do ‘mago da aerodinâmica’, Adrian Newey, fechou com 106 tentos, empatado com Nikita Mazepin e à frente de Mick Schumacher, que finalizou em 12º, com 94 pontos. Pedro Piquet terminou seu segundo ano na F3 Europeia com 78 pontos, em 14º lugar.
’EXTRAORDINÁRIO’

DI GRASSI VÊ HAMILTON COMO UM DOS TRÊS MAIORES DA HISTÓRIA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.