De última hora, Enzo Fittipaldi assina pela Charouz e disputa temporada 2021 da F3

Na manhã desta terça-feira (4), a Fórmula 3 anunciou que Enzo Fittipaldi fechou contrato pela equipe tcheca Charouz para a disputa da temporada, que tem início neste fim de semana em Barcelona. Enzo será o segundo brasileiro do grid neste ano, fazendo companhia a Caio Collet. A decisão implica na saída do piloto da Indy Pro 2000

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

Em gesto até surpreendente, Enzo Fittipaldi foi anunciado pela equipe tcheca Charouz como um dos seus pilotos para a temporada 2021 da Fórmula 3, que se inicia neste fim de semana no circuito de Barcelona. Em fevereiro deste ano, o brasileiro nascido em Miami confirmou sua ida para a Indy Pro 2000, segunda categoria na escala do Road to Indy, ao mesmo tempo em que oficializou a saída da Academia de Pilotos da Ferrari. Agora, Enzo volta à F3 para sua segunda temporada na categoria, o que, consequentemente, implica na sua saída da Indy Pro 2000, onde disputou duas corridas em Barber no mês de abril.

“Nunca escondi de ninguém que meu desejo é chegar na F1 e um dia ser campeão mundial, mesmo com as dificuldades que tivemos para conseguir o orçamento necessário para seguir nas categorias preliminares da F1. Sempre tivemos uma ótima relação com todos da Charouz e quando surgiu o convite para fazermos a temporada completa em 2021 não pensamos duas vezes: uma oportunidade como esta é realmente única nesta fase da carreira”, explicou o piloto.

“Correr nos EUA é excelente e, no mundo ideal, seria ótimo poder andar no maior número possível de categorias, mas a oportunidade surgida com o convite da Charouz faz com que a gente possa priorizar a F3 em uma condição ainda melhor, com ótimas perspectivas de já fazer o passo seguinte até mesmo em 2021”, explicou Enzo.

Fittipaldi vai completar o trio de pilotos da equipe Charouz com o norte-americano Logan Sargeant, terceiro colocado na temporada passada correndo pela Prema, e o francês Rashad de Gerus. Com a confirmação nesta manhã, Enzo será o segundo piloto do grid da Fórmula 3 nesta temporada, fazendo companhia a Caio Collet, que vai correr pela holandesa MP Motorsport.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

ENZO FITTIPALDI;
Enzo Fittipaldi está de volta à F3 como piloto da Charouz (Foto: Dutch Photo Agency)

LEIA TAMBÉM
OPINIÃO GP: Red Bull abusa de erros em luta com impecável Hamilton. E vai se dar mal

A surpresa pelo anúncio de última hora é sobretudo pelo fato de Enzo não ter feito os testes de pré-temporada em razão dos trabalhos nos Estados Unidos. O piloto, inclusive, ressaltou o desafio em razão de não ter participado das sessões coletivas no Red Bull Ring e em Barcelona no mês de abril.

“Estou muito feliz pela chance que o dono da equipe, Antonin Charouz, e o Bob Vavřík, gerente do time, me deram. Será definitivamente um desafio, já que não fiz nenhum teste de pré-temporada, mas farei o meu melhor com esta oportunidade. Estou ansioso para o primeiro fim de corrida da temporada em Barcelona”, disse Enzo.

O neto de Emerson Fittipaldi vai pilotar o carro #30 pela Charouz, a equipe pela qual Igor Fraga disputou a temporada passada. O brasileiro nascido no Japão e criado em Ipatinga, Minas Gerais, está definitivamente fora do grid da F3 nesta temporada.

Campeão da Fórmula 4 Italiana em 2018 e vice da Fórmula Regional Europeia no ano seguinte, Enzo trilha também uma trajetória bem-sucedida nos eSports e inclusive conquistou o título da F1 virtual em 2021 representando a Haas.

Antonin Charouz destacou a oportunidade de contar com pilotos de experiência na Fórmula 3 nesta temporada.

“Estamos satisfeitos com a formação que acabamos de completar para a temporada 2021 da Fórmula 3, combinando talento e um bom conhecimento técnico da categoria. Logan foi um dos principais candidatos em 2020 e confirmou sua velocidade durante os testes de pré-temporada que concluímos recentemente, ajudando-nos também no acerto do carro”, disse.

“Enzo, além do sobrenome da família, é um piloto com potencial genuíno. Vamos fazer o melhor para que ele demonstre suas qualidades. Tenho certeza de que Logan e Enzo também serão referências valiosas para Reshad que, como novato, vai ter de lidar com um grande avanço na carreira. Sua preparação nas últimas semanas foi muito boa. Esperamos poder desfrutar de uma temporada positiva e divertida com todos os nossos meninos”, concluiu.

O fim de semana inaugural da Fórmula 3 acontece na mesma Barcelona que recebe o GP da Espanha entre sexta-feira e domingo. As atividades de pista da categoria de acesso serão transmitidas ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.