F3 Europeia: Kvyat sobra e crava pole das três corridas do fim de semana em Spielberg

Jovem revelação russa e integrante do programa da Red Bull, Daniil Kvyat sobrou e comandou as duas sessões classificatórias. Assim, a promessa vai largar na frente nas três corridas do fim de semana da F3 Europeia no Red Bull Ring, em Spielberg

A sexta-feira (31) de treinos classificatórios da F3 Europeia no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria, teve um único dono: Daniil Kvyat. A jovem promessa russa e integrante do programa de desenvolvimento da Red Bull não deu chances para ninguém e comandou as duas sessões que definiram o grid de largada das etapas que compõem a quinta rodada tripla da temporada 2013. Debaixo de chuva, o jovem de 19 anos foi o mais rápido nas duas classificações e registrou tempos bem parecidos. 

Mais cedo, Kvyat anotou 1min43s825 com seu Dalara-Volkswagen da equipe Carlin, garantindo a pole da corrida 1 do fim de semana. O alinhamento inicial da prova 2 é definido pela segunda melhor volta de cada piloto, e Kvyat também levou a melhor. Minutos depois, o russo registrou 1min43s956 na segunda classificação e também assegurou a posição de honra do grid de largada da prova 3 em Spielberg, circuito que agora pertence à Red Bull, que aposta no potencial do jovem europeu.
Daniil Kvyat foi o grande nome desta sexta-feira na F3 Inglesa (Foto: F3 Inglesa)

A batalha pela pole na primeira classificação foi bastante apertada. Kvyat teve como maior adversário Felix Rosenqvist, da Mücke. Com o Dallara-Mercedes #6, o sueco de 21 anos, que luta para diminuir a vantagem de Raffaele Marciello, líder da temporada, foi apenas 0s040 mais lento que o russo e vai dividir a primeira fila do grid da primeira corrida do fim de semana, no sábado.

Lucas Wolf fez um belo trabalho em Spielberg e assegurou seu melhor grid na carreira como piloto da F3 Europeia. O piloto alemão de 18 anos, único representante da URT Rennsport no grid, abre a corrida 1 em terceiro no grid e terá ao seu lado o ítalo-americano Eddie Cheever, filho do ex-piloto de F1 e estreante na F3 Europeia em 2013. Jordan King completa o rol dos cinco primeiros.

Nicholas Latifi larga em sexto e será seguido por Lucas Auer. Harry Tincknell parte da oitava posição, enquanto Sven Müller e Josh Hill, neto de Graham e filho de Damon Hill, finalizam o grupo dos dez primeiros do grid da corrida em Spielberg. Protagonista da temporada, Marciello não conseguiu lidar bem com a chuva e larga apenas em 13º. Já Pipo Derani, único brasileiro no grid da F3 Europeia, inicia a primeira etapa do fim de semana em 20º no grid.

A segunda sessão classificatória, que definiu o grid da terceira corrida, que terá lugar no domingo, foi muito boa para Kvyat e, finalmente, favorável a Marciello, que conseguiu um desempenho condizente com sua supremacia ao longo da temporada. Daniil sobrou novamente e, desta vez, não chegou a ser tão ameaçado, cravando a pole com 0s453 de frente para o italiano, nova joia da Ferrari, que dividirá com o russo a primeira fila no belo circuito de Spielberg.

Rosenqvist foi bem mais uma vez e conseguiu novamente um lugar entre os primeiros colocados. O sueco parte da terceira colocação e terá ao seu lado Jordan King, outro que repetiu a boa atuação da primeira sessão classificatória, sacramentando um equilíbrio interessante no grid, com dois motores Volkswagen e dois Mercedes entre os quatro primeiros do grid. Nicholas Latifi fecha a lista dos cinco primeiros. Em comparação com o primeiro treino classificatório, Pipo Derani obteve um desempenho melhor e vai largar do 14º posto na Áustria para a corrida que completa a rodada tripla no Red Bull Ring.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.