Fórmula 3 apresenta carro para triênio 2025/2027 com chassi Dallara otimizado
Fórmula 3 lança novo modelo em Monza para as próximas três temporadas com objetivo de trazer uma nova era para as categorias de base da FIA e com diversas mudanças na construção do carro que aumente a possibilidade de ultrapassagens entre os pilotos
A Fórmula 3 apresentou em Monza, neste sábado (31), seu novo carro para as temporadas 2025, 2026 e 2027 da categoria. A parceria com a Dallara segue para este próximo triênio, só que com um novo chassi, aposentando o modelo que vinha sendo utilizado desde 2019.
A ideia é trazer aos jovens pilotos que farão parte da categoria uma oportunidade de progredir no esporte, com a mesma segurança, sistema e desempenho, com custos acessíveis. O F3 2025 foi projetado com o objetivo de aumentar as capacidades de ultrapassagem e um novo cockpit para os pilotos. Os sistemas do carro terão DRS otimizado, Virtual Safety-Car (VSC) e uma nova Unidade de Controle de Veículo (UCV), idêntica ao que já é visto nos carros da Fórmula 2.
Relacionadas
Ainda, os bólidos serão equipados com um motor Mecachrome de 6 cilíndros e 3,4L aspirados, dando a eles 380 CV de potência e pneus aro 16″ da Pirelli que, a partir deste próximo ano, terá um componente de borracha natural certificado pelo Conselho de Gestão Florestal (em inglês, FSC).
O presidente da FIA, Mohamed Ben Sulayem, comemorou o início da nova era para as categorias de base. “Este carro marca um momento crucial do nosso compromisso de desenvolver a próxima geração de talentos. É mais do que passo à frente em termos de tecnologia e sustentabilidade, e sim, um passo crítico na escada de monopostos da FIA, afinal, os pilotos terão uma plataforma essencial para desenvolver habilidades e estar preparados para os desafios das categorias mais altas”, disse.
O novo carro passou por um shakedown no último mês de junho no circuito de Varano, província de Parma, na Itália. Tatiana Calderón percorreu cerca de 2 mil quilômetros em vários testes de desenvolvimento. Há planos para o F3 2025 usar um combustível feito pela Aramco, criado para estar em conformidade com o padrão 100% sustentável da FIA, que também deve ser usado na F2, em mais um passo à frente na iniciativa da F1 ser Carbono Zero até 2030.
Passo este bastante celebrado pelo CEO da FIA, Stefano Domenicali. “Este novo carro avança significativamente em nossa jornada de sustentabilidade ao funcionar com combustível que atende ao nosso padrão 100% sustentável, inovação esta que vai chegar à F1 em 2026. Estou animado para vê-lo na pista”, falou.
Até o momento, Prema, AIX, ART Grand Prix, Campos, Hitech, MP Motorsport, Trident, Van Amersfoort e Rodin são as equipes que compõem o grid da próxima temporada, com espaço para mais uma escuderia que ainda não foi anunciada, e um primeiro carro será entregue a elas antes de dezembro deste ano para seguir com o programa de desenvolvimento. Os outros dois carros serão fornecidos em meados de janeiro e todos estarão aptos a experimentar o novo carro na pré-temporada.
O CEO da categoria, Bruno Michel, acredita que a F3 terá mais emoção e mais disputa entre os pilotos com este novo bólido. “Aprimoramos a dirigibilidade e o conforto do nosso carro para garantir ainda mais que ele seja mais inclusivo. O projeto é proporcionar corridas emocionantes, com muitas oportunidades de ultrapassagem. Também trabalhamos para garantir que ele se adapte a todos os tipos de pilotos. Como sempre, o controle de custos continuou sendo um tópico importante ao projetá-lo, então, garantimos que eles fossem mantidos o mais baixo possível”, completou.
A corrida principal da Fórmula 3, que fecha a temporada 2024 da categoria em Monza, está prevista para acontecer às 3h35 (horário de Brasília) deste domingo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.