Foto: ex-piloto de F1, Zonta volta às origens e guia carro da F3 Brasil no circuito de Cascavel

Ricardo Zonta não sentia o gostinho de guiar um carro de F3 há mais de 20 anos. Há sete, o paranaense, que já foi piloto da F1, não assumia o volante de um monoposto. Mas Zonta voltou às origens na tarde deste sábado em Cascavel em voltas marcadas por velocidade e nostalgia

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ricardo Zonta viveu um dia que certamente ficará por muito tempo em sua memória. Aos 40 anos, o curitibano voltou às origens na tarde da última sexta-feira (15), em Cascavel, ao completar cinco voltas com um bólido da F3 Brasil no desafiador circuito paranaense. A última vez que o ex-piloto da BAR, Jordan e Toyota na F1 guiou um F3 foi há mais de 20 anos, precisamente em 1995, quando se tornou campeão da F3 Sul-Americana pela Cesário.
 
Em Cascavel, Zonta pilotou o carro de Thiago Vivacqua, que corre pela equipe curitibana Hitech Racing, chefiada por Rodrigo Contin. Ricardo comemorou a experiência de voltar a guiar um monoposto, algo que não acontecia desde 2007, quando era piloto de testes da Renault na F1. Desde então, sua carreira rumou para o turismo, correndo na Stock Car, no Endurance como piloto da Peugeot, no FIA GT, entre outras tantas categorias no Brasil e no exterior.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Após mais de 20 anos, Ricardo Zonta acelerou de novo um carro de F3 (Foto: Rafael Gagliano/Hyset/RF1)
“Foi um dia incrível. Eu não ando num carro de F3 há mais de 20 anos, quando conquistei o título sul-americano. Foi meu último ano correndo no Brasil antes de ir para a Europa, e a experiência me ajudou muito a conseguir lutar pelos títulos nas categorias de base até chegar à F1”, declarou o veterano.
 
Além do título na F3 Sul-Americana em 1995, Zonta também foi campeão da F3000, superando pilotos como Juan Pablo Montoya, Tom Kristensen e Max Wilson, e também do FIA GT em 1998 ao lado do alemão Klaus Ludwig pilotando pela Mercedes.
Zonta conversa com Rodrigo Contin e Thiago Vivacqua (Foto: Carsten Horst/Hyset/RF1)
A impressão de Zonta guiando o Dallara F309 empurrado pelo motor argentino Berta foi bastante particular. “Mudou muita coisa, já é a quarta ou quinta geração diferente de chassi, o motor é mais potente. Não acelerei tudo porque, afinal de contas, o Thiago tem rodada tripla aqui e tinha de trazer o carro inteiro”, brincou o veterano.
 
No primeiro treino livre da Stock Car para a etapa de Cascavel nesta sexta-feira, Ricardo Zonta teve um desempenho razoável, terminando em 11º lugar dentre os 30 pilotos do grid. 
 
PADDOCK GP #37 ABORDA FIM DE SEMANA INTENSO NO ESPORTE A MOTOR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.