Vesti destrona Hauger e crava pole da corrida principal da F3 na França. Collet é quinto

Dennis Hauger, Caio Collet e Victor Martins despontaram como candidatos à pole da F3 na corrida principal da rodada tripla em Paul Ricard. Mas Frederik Vesti, da ART Grand Prix, levou a melhor. Na ponta da corrida 1, no sábado, Calan Williams, da Jenzer, vai largar na frente em razão da regra do grid invertido. Enzo Fittipaldi foi o 21º na classificação

Depois de protagonizarem o treino livre pela manhã, Dennis Hauger e Caio Collet despontaram como favoritos à pole-position da corrida principal da etapa da França pela Fórmula 3. Entretanto, no desenrolar da sessão classificatória nesta sexta-feira (18), Frederik Vesti, da ART Grand Prix, desbancou os dois e garantiu a posição de honra da corrida principal da etapa, no domingo. O dinamarquês cravou 1min50s882 na sua melhor volta, 0s181 à frente de Hauger, piloto da Prema.

Victor Martins, da MP Motorsport, vai largar em terceiro na corrida principal, seguido por Jack Doohan, da Trident. Collet duelou com Hauger durante boa parte da sessão, mas vai largar em quinto na corrida de domingo, ainda em condição muito boa de somar pontos importantes na etapa. O piloto da MP Motorsport vai partir do oitavo posto no grid da corrida 1, de sábado.

FREDERIK VESTI; POLE; CORRIDA PRINCIPAL; PAUL RICARD;
Frederik Vesti surpreendeu os favoritos e vai largar na pole da corrida principal da F3 na França (Foto: Reprodução)

Clément Novalak, também da Trident, vai partir da sexta posição da corrida principal, no domingo. O top-10 foi completado por Alex Smolyar, da ART Grand Prix, Ayumu Iwasa, da Hitech, Juan Manuel Correa, da ART Grand Prix, e Logan Sargeant, da Charouz. Calan Williams, da Jenzer, foi o 12º na sessão e vai partir em primeiro, diante da regra do grid invertido, na corrida que abre a rodada tripla em Paul Ricard. E Enzo Fittipaldi, da Charouz, obteve o 21º melhor tempo.

A largada da corrida 1, no sábado, está marcada para 5h (de Brasília), enquanto a segunda prova do dia tem largada prevista para 11h30. A rodada tripla será completada no domingo com a corrida principal do fim de semana em Paul Ricard a partir de 6h30. Todas as provas serão transmitidas ao vivo pelo canal por assinatura BandSports e pelo serviço de streaming F1 TV Pro.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi a classificação da Fórmula 3 na França

A sessão foi marcada pelo acionamento da bandeira vermelha porque Arthur Leclerc teve de encostar o carro, após problema na suspensão, na curva 3.

Mas quando a pista foi liberada, teoricamente a batalha pela pole parecia restrita a dois pilotos em potencial, Dennis Hauger e Caio Collet, com Victor Martins, companheiro de equipe do brasileiro na MP Motorsport, correndo por fora. Só que haveria muitos outros concorrentes na briga.

No primeiro ciclo de voltas rápidas, Hauger, piloto da Prema e do Red bull Junior Team, tinha a pole provisória depois de marcar 1min51s688, contra 1min51s808 de Collet e 1min51s859 de Martins. Enzo Fittipaldi aparecia em 17º.

ARTHUR LECLERC; POLE; F3;
Arthur Leclerc enfrentou problemas no início da classificação e vai largar no fim do grid (Foto: F3/Twitter)

Com cerca de dez minutos para o fim, os pilotos retornaram à pista para a definição do grid de largada da corrida principal e também da primeira prova da etapa francesa.

Hauger e Collet duelaram pela pole nos instantes finais. O norueguês marcou 1min51s063, enquanto o brasileiro respondeu ao virar 0s124 mais lento que o piloto da Prema. Só que Martins também entrou na briga e registrou o segundo melhor tempo, 0s059 atrás de Hauger.

CAIO COLLET; FÓRMULA 3; PAUL RICARD;
Caio Collet flertou com a pole, mas vai largar em quinto na corrida principal (Foto: F3/Twitter)

Mas aí pintou Frederik Vesti. Com o carro da ART Grand Prix, o piloto surpreendeu os teóricos favoritos à pole para cravar 1min50s882. O dinamarquês virou o homem a ser batido em Paul Ricard.

Ao fim de 30 minutos de sessão, Vesti confirmou a pole e vai largar na frente da corrida principal da etapa francesa, no domingo. Calan Williams, da Jenzer, se colocou em 12º e vai partir da primeira posição na corrida 1 que abre a rodada tripla, na manhã deste sábado.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.