GUIA 2025: Câmara carrega expectativa de seguir passos de Bortoleto na Fórmula 3

Prestes a desembarcar na Austrália para a etapa de abertura da Fórmula 3, Rafael Câmara espera trilhar o mesmo caminho de Gabriel Bortoleto e se colocar na disputa pelo título logo na temporada de estreia. Para alcançar tal objetivo, porém, o brasileiro terá de lidar com alguns adversários interessantes e até mesmo com uma nova geração de carros, que promete embolar a ordem de forças do grid

Se a Fórmula 3apresentou um roteiro para lá de eletrizante em 2024, com disputas acirradas e definição de campeão apenas na última curva da última corrida, a temporada que está prestes a começar promete seguir o mesmo tom e não decepcionar. Bem, pelo menos há elementos interessantes para isso. Além de uma nova geração de carros, que pode embaralhar a ordem lógica de força das equipes, o brasileiro Rafael Câmara assume um dos assentos da Trident e tenta trilhar o mesmo caminho de Gabriel Bortoleto.

Algo comum em qualquer categoria de base, onde os jovens pilotos costumam permanecer por um ou dois anos antes de procurarem um novo destino, a F3 também sofreu uma certa rotatividade no grid para a edição de 2025. O campeão Leonardo Fornaroli, por exemplo, subiu um degrau na carreira e fechou com a Invicta para a disputa da Fórmula 2, assim com Arvid Lindblad, uma das grandes promessas da Red Bull para os próximos anos, que assinou com a Campos para ocupar a vaga deixada por Isack Hadjar.

Mas a lista de baixas importantes não termina por aí. Segundo e terceiro colocados na temporada passada, Gabriele Minì e Luke Browning também foram promovidos à principal classe de acesso com Prema e Hitech, respectivamente. Por outro lado, a F3 viu alguns nomes interessantes desembarcarem por lá, como Ugo Ugochukwu, que é piloto de desenvolvimento da McLaren desde os 13 anos e teve uma passagem de destaque pela F4 Italiana em 2023, quando ficou com o vice-campeonato. Os resultados do estadunidense na FRECA, em 2024, foram mais tímidos, mas o suficiente para lhe garantir um salto na carreira com a Prema.

E foi o tradicional time italiano que liderou o primeiro dos três dias de testes de pré-temporada, realizados em Barcelona, no fim de fevereiro. O responsável pela façanha foi Noel León, que parte para o segundo ano na categoria e tem como uma das metas defender o título de equipes, além de tentar desbancar os companheiros Ugochukwu e Brando Badoer — estes, sim, novatos. No restante das atividades, Nikola Tsolov mostrou que a Campos também não deve ser menosprezada e foi o mais rápido na segunda sessão. O espanhol Mari Boya e o tailandês Tasanapol Inthraphuvasak completam a formação do time.

A Prema começa a temporada 2025 como atual campeã da F3 (Foto: Fórmula 3)

Ainda que Callum Voisin tenha alcançado o topo da tabela de tempos no dia final no circuito da Catalunha, a Rodin começa a temporada correndo por fora. No entanto, a oitava colocada na edição de 2024 conta com dois nomes interessantes para completar o trio: Louis Sharp e Roman Biliński. Enquanto o neozelandês chega com a pompa de ter vencido a F4 Britânica e a GB3 de forma consecutiva, o polonês não se despediu do ano passado de mãos vazias e levou o troféu da FROCA.

Mas a Trident, atual vice-campeã, também tem as suas armas para tentar desbancar as rivais. Ainda que não tenha conquistado sequer um título nos quatro anos de carreira em monopostos, o dinamarquês Noah Strømsted conseguiu um lugar na equipe após terminar em sexto na FRECA em 2024. Charlie Wurz, por sua vez, ainda possui no currículo os troféus da FROCA, em 2023, e da F4 Saudita, em 2022. O austríaco terminou a temporada passada da F3 na 22ª colocação com a Jenzer, que acabou deixando o grid e abriu caminho para a chegada da DAMS, uma das novidades para 2025.

Entretanto, o grande nome da equipe de Milão é realmente Rafael Câmara. Depois de incomodar Andrea Kimi Antonelli em determinados momentos da edição de 2023, o brasileiro foi o grande protagonista da FRECA no ano passado e encerrou o ano com o título. Ao subir no degrau mais alto do pódio em palcos como Hockenheim, Spa-FrancorchampsZandvoortPaul RicardÍmola e Monza, o pupilo da Ferrari acumulou sete vitórias, 12 pódios e um total de 309 pontos.

Depois de Felipe Drugovich, campeão da F2 e reserva da Aston Martin na Fórmula 1, e Gabriel Bortoleto, que estreia na categoria principal com a Sauber neste fim de semana, agora é a vez de Câmara carregar a responsabilidade de conquistar bons resultados e, quem sabe, levar a bandeira do Brasil ao topo da pirâmide do automobilismo mundial. E ainda que tenha sido só o começo, Rafael deixou bem claro durante os testes de pré-temporada que aos poucos está aprendendo a lidar com o carro, já que os resultados foram melhorando no decorrer dos três dias.

Modelo do carro da F3 para 2025 (Foto: Fórmula 3)

Por fim, os bólidos também são uma das grandes novidades para 2025. Em agosto de 2024, a F3 apresentou os novos modelos para as temporadas de 2025, 2026 e 2027 — em parceria que segue com a Dallara. A ideia é dar aos jovens pilotos a oportunidade de progredir no esporte, com a mesma segurança, sistema e desempenho, porém com custos mais acessíveis.

Além de serem equipados com um motor Mecachrome de 6 cilindros e 3,4L aspirados, os sistemas dos carros contarão com DRS otimizado, Virtual Safety-Car (VSC) e uma nova Unidade de Controle de Veículo (UCV), idêntica ao que já é visto nos carros da F2. Os pneus utilizados serão os de aro 16″ da Pirelli.

Fórmula 3 volta a acelerar neste fim de semana, com a abertura da temporada em Melbourne, na Austrália. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.