Ilott bate Eriksson e vence corrida de classificação da F3 em Macau. Sette Câmara é terceiro e Piquet fecha em sexto

Membro da Academia de Pilotos da Ferrari, Callum Ilott bateu o pole-position Joel Eriksson para vencer com boa margem a prova de classificação da Copa do Mundo de F3 nas ruas do Circuito da Guia. Destaque para Sergio Sette Câmara, terceiro colocado. Pedro Piquet foi bem e fechou em sexto, à frente do badalado Lando Norris

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A primeira das duas corridas do fim de semana da Copa do Mundo de F3, realizada no mítico Circuito da Guia, em Macau, teve Callum Ilott, da Prema, como grande estrela. O britânico, que completou 19 anos no último dia 11, teve performance de destaque desde o começo, tirou proveito da largada muito ruim de Lando Norris, que partiu da segunda posição, e passou o pole-position Joel Eriksson na sétima volta. Daí em diante, abriu larga vantagem para vencer de forma confortável a prova de classificação neste sábado (18), garantindo assim o direito de largar da posição de honra do grid para a disputa decisiva neste domingo. 

 
Eriksson terminou 7s957 atrás, enquanto Sergio Sette Câmara, que terminou em terceiro no ano passado, voltou ao pódio em Macau na corrida de classificação.
Callum Ilott venceu a corrida classificatória da Copa do Mundo de F3 neste sábado (Foto: Macau Grand Prix)
Esperava-se que Norris, que começou muito bem o fim de semana ao garantir a pole-position provisória da corrida de classificação, fosse o grande concorrente de Eriksson pela vitória neste sábado. Mas logo na largada, o britânico perdeu terreno e despencou de segundo para nono lugar na chegada da curva Lisboa, uma das mais apertadas do Circuito da Guia.
 
Eriksson, por sua vez, seguiu na frente, mas muito pressionado por Ilott. Sette Câmara conseguiu ganhar posições muito importantes, tirou proveito de erros de pilotos como Norris e Mick Schumacher, que largou em sexto. O filho do heptacampeão Michael Schumacher, por exemplo, se arriscou ao tentar passar Ferdinand Habsburg na curva Lisboa, errou e despencou para o fim da fila. O mineiro, bem como Pedro Piquet, conseguiram tirar proveito e subiram bem no pelotão.
Sergio Sette Câmara garantiu um bom terceiro lugar na corrida de classificação em Macau (Foto: Macau Grand Prix)
Na sétima volta, Eriksson não conseguiu mais segurar a pressão de Ilott. O protegido da Ferrari passou o sueco e, daí em diante, não foi mais superado. O britânico abriu larga vantagem desde então para terminar a prova, após dez voltas, com quase 8s de frente.
 
Eriksson, então, ficou sob a alça de mira de Sette Câmara. O brasileiro ficou perto, menos de 1s de diferença em relação ao companheiro de equipe da Motopark, mas cruzou a linha de chegada numa boa terceira posição, se colocando numa ótima condição para brigar pela vitória no domingo. Maximilian Günther, também da Prema, foi o quarto colocado, seguido por Habsburg e por Pedro Piquet, que se colocou em sexto depois de ter largado em 13º. Norris ainda buscou uma recuperação, mas finalizou em sétimo, logo atrás do brasileiro da Van Amersfoort Racing.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Diferente do caos na Copa do Mundo FIA GT, onde nada menos que 12 carros se envolveram no engavetamento monstro, de forma surpreendente a corrida de classificação da F3 não teve nenhum grande acidente e tampouco foi necessária intervenção do safety-car.

 
A largada da corrida decisiva da Copa do Mundo de F3 em Macau está prevista para 5h30 (horário de Brasília) deste domingo.
MELHOR DE 2017

COM TÍTULO EM TEMPORADA DIFÍCIL, MÁRQUEZ É PILOTO DO ANO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.