Inglesa: calendário da próxima temporada é divulgado com nove etapas e retorno ao GP de Pau

Categoria divulgou o calendário nesta terça-feira (18) e vai ter 26 provas em nove etapas. Além das visitas aos circuitos de Silverstone, Spa-Francorchamps e Nürburgring, a F3 Inglesa vai estar no tradicional GP de Pau, na França

Nesta terça-feira (18), a organização da F3 Inglesa divulgou o calendário da próxima temporada da categoria. Com 26 provas em nove eventos espalhados ao longo de 2013, o campeonato vai visitar os circuitos de Silverstone, Spa-Francorchamps e Nürburgring e a escolha das datas foi comemorada por Benjamin Franassovicci, um dos organizadores.

“As datas foram cuidadosamente escolhidas para evitar conflitos com outros eventos das categorias de F3 e para dar aos competidores a oportunidade de disputar provas em circuitos de padrão internacional como Spa, Paul Ricard, e Nürburgring”, afirmou o diretor.

F3 Inglesa vai passar por alguns dos mais tradicionais circuitos da Europa (Foto: F3 Inglesa)

A temporada vai começar no dia 30 de março, em Oulton Park e termina no tradicional circuito de Donington Park, no dia 6 de outubro. Ainda existe a possibilidade de uma décima data, ainda não divulgada pela organização.

“É um calendário com corridas no exterior e várias delas vão ser mostradas ao vivo na TV. Estamos particularmente satisfeitos por voltar ao GP de Pau, a mais prestigiada corrida de F3 na Europa”, comemorou o dirigente, falando da prova que acontece no circuito de rua, no sudoeste da França.

Todas as corridas do final de semana vão ter 30 minutos de duração e um sorteio definindo a ordem do grid reverso na corrida 2, podendo ser o oitavo, o nono ou o décimo a largar na pole-position. A pontuação também vai ter novidades em 2013. As corridas 1 e 3 vão dar aos pilotos a mesma pontuação que é aplicada na F1 (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1), enquanto a corrida 2 vai dar a metade dos pontos (12, 9, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1 e 0.5).

O ano ainda vai ter a National Invitation, um minicampeonato com cinco etapas (Pau, Silverstone, Paul Ricard, Spa e Nürburgring). Segundo Franassovicci, é uma maneira de atrair pilotos que não podem disputar a temporada completa da F3 Inglesa.

“Nosso objetivo é atrair um número de competidores europeus de outros campeonatos de F3 que não tem o orçamento para uma temporada completa", explicou.

Confira o calendário da F3 Inglesa para 2013:

Rodada 1: Oulton Park – 30 de março e 1º de abril
Rodada 2: GP de Pau – 18 e 19 de maio
Rodada 3: Silverstone – 25 e 26 de maio
Rodada 4: Snetterton – 15 e 16 de junho
Rodada 5: Paul Ricard – 29 e 30 de junho
Rodada 6: Spa-Francorchamps – 25 e 27 de julho
Rodada 7: Brands Hatch – 10 a 11 de agosto
Rodada 8: Nürburgring – 21 e 22 de setembro
Rodada 9: Donington Park – 5 e 6 de outubro

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.