Doohan voa em Spa e alcança primeira pole na F3 com 0s7 de vantagem. Collet é 4°

Jack Doohan ainda não tinha poles na Fórmula 3. Isso mudou em Spa-Francorchamps, com o piloto da Trident sendo mais de 0s7 melhor que os adversários mais próximos

A W Series teve um acidente preocupante na Eau Rouge (Vídeo: Reprodução)

Jack Doohan teve a sexta-feira (27) dos sonhos em Spa-Francorchamps. O piloto da Trident sobrou no treino classificatório da Fórmula 3, conquistando uma pole-position inédita com 0s7 de vantagem para o segundo colocado no grid, Victor Martins.

A classificação aconteceu em condições inusitadas. A pista estava úmida, consequência da chuva que caiu entre o primeiro treino livre da F1 e a sessão da F3. Doohan fez o melhor tempo ainda nos minutos iniciais. A tendência era de que o giro não fosse suficiente, já que a pista secaria aos poucos. Só que o segundo setor do traçado de Spa seguiu úmido, impedindo que alguém tirasse uma carta da manga com pneus de pista seca.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Jack Doohan fez a pole em um dia úmido em Spa (Foto: Reprodução)

Alexander Smolyar garantiu o terceiro lugar no grid, com Caio Collet em quarto. Os dois ficaram menos de 0s1 atrás de Martins, que garantiu a primeira fila no detalhe. Logan Sargeant fechou o top-5. Na sequência, o top-10 teve ainda Clément Novalak, Frederik Vesti, David Schumacher, Jonathan Hoggard e Roman Staken. Dennis Hauger, líder do campeonato, começa com o pé esquerdo ao anotar apenas o 14° melhor tempo.

O formato da F3 significa que Doohan só vai largar da pole na corrida 3, a que vale mais pontos. Na 1 e na 2, inversões de grid são aplicadas. Isso coloca Lorenzo Colombo, 12° na classificação, na pole para a primeira corrida do fim de semana, marcada para a manhã de sábado.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar