Leclerc vence batalha emocionante com Rosenqvist e ganha terceira prova da F3 Europeia em Hockenheim. Câmara é 11º

Charles Leclerc atacou Felix Rosenqvist de novo e de novo até que conseguisse passar o sueco e vencer a terceira prova do final de semana da F3 Europeia em Hockenheim, neste domingo (3). Entre os brasileiros, Pietro Fittipaldi bateu e abandonou, enquanto Sérgio Câmara foi 11º colocado

A terceira e final prova do final de semana da F3 Europeia em Hockenheim aconteceu neste domingo (3) e foi elétrica. Charles Leclerc venceu, no fim das contas, uma disputa emocionante com Felix Rosenqvist.
 
A prova começou com safety-car, dando a Rosenqvist a chance de disparar quando a bandeira verde foi acionada. Em três voltas, o sueco já tinha 1s5 de frente. Mas Leclerc começou a recuperar campo.
 
Na décima volta, o primeiro ataque do monegasco, na curva Sachskurve, mas ficou atrás do líder, que sofria de superaquecimento dos pneus traseiros. Na 12ª, agora no hairpin da Spitzkehre, e os dois se tocaram. Leclerc inclusive assumiu a culpa pelo contato.
Charles Leclerc seguido por Felix Rosenqvist (Foto: F3 Europeia)
Foi na volta 14 que Leclerc conseguiu, no mesmo hairpin, passar por Rosenqvist e assumir a liderança que carregaria até o final da corrida. 
 
"Foi uma corrida muito difícil. Eu larguei bem mal, mas consegui voltar para cima do Felix. O carro está fantástico, e depois do safety-car eu pude abrir uma boa distância, então estou muito feliz", disse Leclerc.
 
Esse segundo safety-car ao qual Leclerc se refere foi causado por uma batida de Pietro Fittipaldi em Martin Cao, que resultou no fim de prova apenas para o brasileiro.
 
O terceiro colocado, encerrando o pódio, foi Antonio Giovinazzi, que foi ao pódio nas três provas do fim de semana. Ele só conseguiu por conta do erro de Maximilian Gunther, que segurou a pressão do italiano por várias voltas, mas acabou rodando na volta final e caindo para o quinto lugar.
 
Mikkel Jensen foi o quarto, seguido por Gunther, Lance Stroll, Markus Pommer, Jake Dennis, Alexander Albon e Callum Ilott fecharam o top-10. O outro brasileiro da categoria, Gustavo Câmara, terminou na 11ª colocação.
 
Após seis corridas em dois fins de semana, a F3 Europeia tem Giovinazzi na ponta com 106 pontos contra 101 de Leclerc. Rosenqvist é o terceiro, com 92.
 
A temporada volta em duas semanas, 16 de maio, na etapa de Pau.
 
UM ANO DEPOIS

A temporada de 2014 foi marcante para a carreira de Rob Smedley. Engenheiro de corrida de Felipe Massa durante boa parte da sua trajetória por Maranello, o britânico foi convidado pela Williams para trabalhar ao lado de Pat Symonds no desenvolvimento do desempenho do time. O engenheiro assumiu o posto de diretor de performance durante o GP do Bahrein. Um ano depois, Smedley fez um balanço positivo do seu trabalho em Grove, destacou o sentimento mais otimista por parte do grupo e assegurou que a meta para 2015 é reposicionar a Williams à frente da Ferrari, hoje segunda força da F1, só atrás da Mercedes

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.