Browning bate Hauger e vence GP de Macau de F3 marcado por pancada de Aron
O britânico Luke Browning se uniu a grandes nomes do automobilismo mundial, como Ayrton Senna e Michael Schumacher, e venceu nas ruas de Macau
Luke Browning dominou a edição de 2023 do GP de Macau de Fórmula 3. Após conquistar a pole-position e a vitória na corrida de classificação, o britânico também triunfou na prova principal realizada neste domingo (19), impondo um ritmo forte e liderando todas as 15 voltas. A corrida na região autônoma pertecente à China também foi marcada por violento acidente de Paul Aron.
O norueguês Dennis Hauger foi o segundo, enquanto o italiano Gabriele Minì fechou o pódio. Em quarto lugar, Mari Boya, seguido por Pepe Martì. Na sexta colocação, chegou Richard Verschoor, seguido por Isack Hadjar, Zane Maloney, Oliver Goethe e Laurens van Hoepen encerrando o top-10.
Na largada, Browning não deu chances aos outros pilotos e manteve a liderança. Atrás do inglês, Minì tentou ultrapassar Alex Dunne, que exagerou na frenagem e acabou batendo no muro, obrigando a direção de prova a acionar o safety-car pela primeira vez na corrida. Além disso, Sebastián Montoya ficou parado no grid, mas conseguiu se recuperar.
Após a relargada, aconteceu o momento de maior susto, quando Aron colidiu violentamente na curva Paiol. O carro se partiu em dois e o choque desencadeou um princípio de incêndio. O acidente resultou numa longa bandeira vermelha, que durou cerca de 1h, para restaurar as barreiras de proteção.
A corrida recomeçou após duas voltas sob safety-car e com quatro giros restando. Browning fez mais uma boa relargada, defendendo-se dos ataques de Minì e Hauger na longa reta, com o norueguês conseguindo ultrapassar o italiano na curva Lisboa, garantindo, assim, o segundo lugar.
Antes da prova terminar, Nikola Tsolov também acabou batendo no muro na curva Fisherman e forçando mais uma entrada do carro de segurança, a terceira, na pista em Macau e garantindo a manutenção das posições até a bandeirada final.
Na volta ao circuito capós grave acidente em 2018, Sophia Floersch ficou em 11º lugar. A edição de 2024 ainda não tem data para acontecer.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!