Marciello confirma favoritismo e vence primeira corrida da F3 Europeia em Monza. Derani é 11º

O piloto italiano pulou da terceira para a primeira colocação logo na largada e não foi mais incomodado até o fim da corrida. Lucas Auer e Pascal Wehrlein completaram o pódio, com Pipo Derani em 11º

Raffaele Marciello mostrou que não carrega o número 1 na temporada 2013 da F3 Europeia por acaso. O representante da Academia da Ferrari conquistou a vitória na corrida de abertura da categoria, neste sábado (23), em Monza, praticamente de ponta a ponta, ao pular da terceira para a primeira colocação logo na largada e não ser mais alcançado. Pipo Derani foi o 11º.

Logo quando as luzes vermelhas se apagaram, o italiano tracionou melhor e conseguiu a ultrapassagem em cima de Pascal Wehrlein e Lucas Auer, abrindo uma diferença confortável de cerca de 2s para os adversários. Enquanto isso, a disputa pela segunda posição começava morna, já que Auer não conseguia se aproximar do rival.

Raffaele Marciello começou 2013 com vitória (Foto: DTM)

Apesar disso, aos poucos Wehrelin deixou o austríaco chegar. Auer conseguiu fazer a ultrapassagem na décima volta e dava a impressão que começaria a caçar Marciello. Entretanto, o que aconteceu foi justamente o oposto, com Wehrlein conseguindo retomar um bom ritmo e voltar a brigar pela segunda posição.

Os dois pilotos batalharam por mais quatro voltas, até que o germânico cometeu um erro, permitindo que Auer se consolidasse na vice-liderança. Quem aproveitou do embate foi o próprio Marciello, que disparou na ponta e recebeu a bandeira quadriculada, após 19 voltas, sem maiores problemas. Auer terminou em segundo, com Wehrlein completando o pódio da corrida 1.

A quarta colocação ficou com William Buller, um dos destaques da corrida deste sábado. Contando com o motor Nissan, o piloto da T-Sport pulou da 12ª posição do grid para o quinto lugar, ainda nas voltas iniciais. Depois, ele ainda conseguiu ultrapassar Harry Tincknell no duelo pelo quarto posto, mas aí já estava tarde para tentar buscar Wehrlein.

Com isso, Tincknell terminou em quinto, na frente de Felix Serralles, que se defendeu como pôde de Jordan King, o sétimo. Os dois pilotos, aliás, foram beneficiados pelo enrosco entre Félix Rosenqvist e Tom Blomqvist. Na décima volta, o jovem piloto da Red Bull acabou tocando no adversário, que abandonou. Por causa disso, Blomqvist acabou tomando um drive-through, permitindo que tanto Serralles quanto King avançassem.

No meio do pelotão, a batalha foi intensa durante toda a prova. No final, quem levou a melhor foi Alex Lynn, o oitavo colocado na bandeirada. Dennis van de Laar e Eddie Cheever III completaram o grupo dos dez primeiros. Pipo Derani foi o 11º.

Quem também estava bem na briga era Lucas Wolf, da pequenina URD. O germânico andou boa parte da prova em nono, mas abandonou depois de se envolver em um acidente com Jann Mardenborough, da Carlin.

F3 Europeia, Monza, corrida 1:

1 Raffaele MARCIELLO ITA Prema 33:27.878 19 voltas
2 Lucas AUER AUT Prema +2.079  
3 Pascal WEHRLEIN ALE Mücke +5.200  
4 William BULLER IRN T-Sport +13.956  
5 Harry TINCKNELL ING Carlin +15.855  
6 Felix SERRALLES PRI Fortec +23.933  
7 Jordan KING ING Carlin +24.316  
8 Alex LYNN ING Prema +27.867  
9 Dennis VAN DE LAAR HOL Van Amersfoort +34.768  
10 Eddie CHEEVER III ITA Prema +35.304  
11 Pipo DERANI BRA Fortec +36.399  
12 Sven MÜLLER ALE ma-con +45.153  
13 Tom BLOMQVIST ING Eurointernational +55.303  
14 Sean GELAEL INA Double R +56.183  
15 Spike GODDARD AUS T-Sport +56.694  
16 Nicholas LATIFI CAN Carlin +57.796  
17 Dmitry SURANOVICH RUS Fortec +59.794  
18 Sandro ZELLER AUT Jo Zeller +1:00.737  
19 Tatiana CALDERÓN COL Double R +1:04.155  
20 André RUDERSDORF ALE ma-con +1:13.679  
21 Michela CERUTTI ITA Romeos Ferrari +1:33.147  
22 Antonio GIOVINAZZI ITA Double R +1 volta  
23 Josh HILL ING Fortec +1 volta  
24 Gary THOMPSON IRL Romeos Ferrari +1 volta  
25 Mitchell GILBERT AUS Mücke NC  
26 Jann MARDENBOROUGH GAL Carlin NC  
27 Lucas WOLF ALE URD NC  
28 Felix ROSENQVIST SUE Mücke NC  
29 Roy NISSANY ISR Mücke NC  
30 Mans GRENHAGEN SUE Van Amersfoort NC  

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube