Petecof vai para F3 Regional Europeia e vira parceiro de Arthur Leclerc

Gianluca Petecof deixou a F4 para trás. O brasileiro, ainda com apoio da Ferrari e ao lado da Prema, faz a transição para a F3 Regional Europeia. Petecof terá como companheiro Arthur Leclerc, irmão mais novo de Charles

Gianluca Petecof dá um novo passo na carreira em 2020. O piloto brasileiro, vice-campeão da F4 Italiana em 2019, faz agora a transição para a F3 Regional Europeia. No novo certame, que compete com carros de F3, o brasileiro segue ao lado da equipe Prema, que defende desde 2018.
 
Petecof, que também é membro da Academia de Pilotos da Ferrari e da Academia Shell, tem como grande desafio a adaptação a um novo tipo de carro. O lado bom é que os primeiros testes com o bólido de F3 deixaram uma impressão positiva.
 
"Os primeiros testes com o carro foram muito positivos", disse Petecof. "Fiz os testes de inverno depois da temporada 2019. É um ótimo passo à frente da F4. Mas também não é nada tão diferente em termos de guiada, por ser um carro muito pesado. Então a relação peso/potência é similar à da F4. As principais diferenças são em áreas em que o F4 é bem limitado e o Regional já apresenta melhoras: é o freio, que neste ano será igual o da FIA F3, e a diferença de downforce. Aqui há introdução do difusor e os upgrades no downforce geral do carro, que eu senti na pista também", seguiu.
Gianluca Petecof foi vice na F4 Italiana em 2019 (Foto: Prema Powerteam)

"A meta para 2020 é entregar todo nosso potencial. É uma categoria nova, na qual a maioria dos pilotos faz sua primeira temporada, como eu. Então o nível de experiência de todos vai estar bem igualado. Acho que o que faltou ano passado foi exatamente isso: entregar todo nosso potencial, perdendo pontos por incidentes e confusões que não deveriam ter acontecido. Então contando que a gente entregue 100% do nosso potencial e realmente traga para casa os pontos que merecermos, acredito que será uma temporada ótima, de resultados muito positivos. Mas, por agora, é focar nessa consistência e evitar erros", destacou.

 
Petecof é o segundo piloto confirmado pela Prema para a F3 Regional Europeia, o outro sendo Arthur Leclerc, também membro da Academia de Pilotos da Ferrari.
 
A temporada começa em 24 de abril, com rodada em Paul Ricard. São ao todo oito etapas com três corridas em cada uma.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube