Piquet segura pressão de Iorio no fim e conquista vitória apertada na corrida 1 da F3 Brasil em Interlagos

Pedro Piquet começou a corrida deste sábado dominando em Interlagos, mas perdeu ritmo na fase final da prova e chegou a levar sufoco de Matheus Iorio na última volta, mas ainda assim segurou a pressão e venceu pela primeira vez em Interlagos. Guilherme Samaia chegou em terceiro lugar no geral e assegurou o título na Light

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O resultado em si não foi nenhuma surpresa: depois de largar na pole-position, Pedro Piquet liderou todas as 21 voltas da corrida que abriu a rodada dupla de Interlagos na F3 Brasil, na manhã deste sábado (12), e venceu mais uma na temporada que marcou a conquista do seu bicampeonato. Engana-se, porém, quem pensa que sua jornada foi fácil em São Paulo. Sobretudo na metade final da corrida, Piquet começou a perder muito rendimento, chegando inclusive a sofrer pressão de Matheus Iorio na última volta da disputa.
 
Iorio largou em segundo, mas ficou para trás porque teve problemas na largada. Mas o piloto conseguiu reagir, chegou a esboçar uma ultrapassagem sobre Piquet, mas errou no momento crucial e acabou cruzando a linha de chegada em segundo. Entretanto, o paulista acabou sendo punido pela direção de prova por conta de uma ultrapassagem irregular em cima de Carlos Cunha e teve 20s acrescidos no seu tempo de corrida, caindo para quinto. 
 
Assim, Cunha assumiu o segundo lugar e Guilherme Samaia completou o top-3. Com o resultado da corrida, Cunha soma 105 pontos, apenas um a menos que Iorio, engrossando a briga pelo vice-campeonato na classe principal. E Samaia teve a confirmação do título da categoria Light neste sábado. Apenas seis carros terminaram a prova na volta do líder.
A largada para a etapa de Interlagos da F3 Brasil (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Saiba como foi a corrida 1 da F3 Brasil em Interlagos
 
Pedro Piquet teve uma largada pra lá de tranquila e manteve a liderança depois de largar na pole em Interlagos. Mas, em contrapartida, Matheus Iorio teve problemas ao acelerar seu carro #34 e ficou parado no grid, caindo para o fim do pelotão. Na teoria, só mesmo um grande erro ou uma falha no bólido da Cesário tiraria a primeira vitória de Piquet no circuito paulistano pela F3 Brasil.
 
Carlos Cunha, também da Cesário, assumiu a segunda colocação com o infortúnio de Iorio, enquanto Nicolas Dapero, argentino da equipe Prop Car Racing, vinha em terceiro. Mas logo Dapero ultrapassou Cunha e conquistou o segundo posto. Artur Fortunato e Victor Franzoni, que disputa a etapa deste fim de semana pela RR Racing, fechavam os cinco primeiros.
 
Iorio, em corrida de recuperação, buscava ao menos somar pontos importantes para se manter à frente na luta pelo vice-campeonato, aparecendo em décimo.
 
Enquanto isso, Piquet sobrava. Com três voltas, o bicampeão da F3 Brasil já estava 5s2 à frente de Dapero. Quem vinha perdendo rendimento era Cunha, que caiu para quarto lugar, sendo ultrapassado por Fortunato.
 
Correndo pela melhor equipe da F3 Brasil, Iorio tinha todas as condições de reagir. E após oito voltas, o paulista de 18 anos já era o sexto colocado. Um pouco mais atrás estava Igor Fraga, sétimo na classificação geral e líder na classe Light. Guilherme Samaia vinha em segundo na categoria e estava prestes a confirmar o resultado com o título neste sábado.
Pedro Piquet cruza a linha de chegada e vence mais uma na F3 (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Mas depois da décima volta, Dapero começou a diminuir a vantagem de Piquet. Com 13 giros, o argentino estava a 3s707 do líder da prova, que ainda tinha a disputa sob controle. Mas na volta seguinte, o bicampeão da F3 Brasil voltou a impor seu verdadeiro ritmo e não deixou mais qualquer dúvida sobre a vitória em São Paulo.
 
A grande prova de Dapero se encerrou na volta 15, quando o argentino encostou seu carro na área de escape em virtude de um problema. Também abandonaram, na mesma volta, Fortunato e Igor Fraga. Assim, Samaia confirmava o título da F3 Brasil na categoria Light. E Iorio recuperava um lugar no rol dos três primeiros, fechando a trinca da Cesário ao lado de Piquet e Cunha. Samaia completava a festa vindo em quarto.
 
A reação de Iorio se consolidou com sua polêmica ultrapassagem para cima de Cunha, já no fim da corrida. Assim, Matheus subia para segundo lugar e vinha tirando a vantagem de Piquet, que indicava estar com problemas. Na última volta, o paulista chegou a esboçar uma ultrapassagem, mas errou no momento crucial e acabou ficando sem chances. Minutos após a bandeirada final, veio o anúncio de que Iorio tomaria 20s de punição pela manobra em cima de Cunha.
 
No fim das contas, Piquet venceu mais uma, a primeira dele na F3 Brasil em Interlagos, liderando a quadra da Cesário. Iorio cruzou a linha de chegada em segundo, 0s339 atrás, com Cunha em terceiro e Samaia, campeão da Light, fechando em quarto lugar. Rodrigo Baptista completou o rol dos cinco primeiros. Christian Hahn foi o sexto, à frente de Igor Fraga, que terminou seis voltas atrás do vencedor.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #10: ASSISTA JÁ

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.