Câmara vê início “quase perfeito” na F3, mas contém euforia: “Longo caminho pela frente”

O pernambucano Rafael Câmara teve mais um fim de semana dominante pela Fórmula 3, onde conquistou pole-position e vitória no Bahrein. Com isso, o piloto da Trident aumentou ainda mais a vantagem na liderança do campeonato, agora para 26 pontos

Rafael Câmara teve outro fim de semana excelente pela Fórmula 3 na temporada 2025. No último domingo (13), o brasileiro largou da pole mais uma vez e venceu a corrida principal do Bahrein, assim como já fizera na Austrália. Com o bom resultado, ampliou ainda mais a liderança no campeonato, agora com 26 pontos de frente para Tim Tramnitz. Após o forte desempenho, o pernambucano saiu bastante feliz com a própria apresentação em Sakhir.

“Acho que foi um resultado muito bom. Estávamos muito felizes depois dos testes, tínhamos feito um bom trabalho, especialmente nas simulações de corrida, e sabíamos que estávamos fortes”, contou Câmara na coletiva pós-corrida. “Começamos o fim de semana bem desde o TL1, o que nos deu um pouco de confiança para a classificação”, seguiu.

“Acredito que o fim de semana foi muito tranquilo, com exceção da corrida sprint, onde tivemos um problema para ajustar a embreagem corretamente. Fora isso, a equipe fez um trabalho incrível. Do meu lado, foi muito bom. Creio que só precisamos continuar trabalhando duro, como sempre fizemos. Estou ansioso para a próxima corrida”, declarou.

No evento principal do fim de semana, Câmara teve um bom duelo com Callum Voisin, durante as primeiras voltas, no qual acabou levando a melhor. “Depois da primeira tentativa, cometi um pequeno erro, entrei rápido demais na curva e ele conseguiu tomar a posição de volta. Depois disso, aprendi, então a tentativa seguinte foi bem melhor. Quando a corrida começou, eu sabia que estava rápido, foi uma boa batalha, nós dois nos respeitamos e foi muito tranquilo”, afirmou.

Rafael Câmara venceu a segunda da temporada pela F3 (Foto: Trident)

Na corrida sprint, o piloto do #5 da Trident teve um problema na embreagem, largou mal e não conseguiu pontuar. Mesmo com o resultado positivo no dia seguinte, Câmara abordou as dificuldades da véspera e citou que o cenário vai fortalecê-lo para as próximas etapas. Além disso, pregou a importância de seguir trabalhando para manter a dianteira.

“Não é o ideal. Eu queria fazer uma corrida limpa no domingo, pois não marquei nenhum ponto no sábado. Acho que, junto à equipe, discutimos o problema em detalhes, corrigimos e tudo correu muito bem. Estou muito feliz, acredito que precisamos continuar assim e, com certeza, estaremos fortes para a próxima prova”, pontuou.

“Da minha parte, mantenho a mesma abordagem, só me concentro no meu trabalho. Diria que é quase perfeito começar assim, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Ainda faltam oito etapas e tudo pode acontecer. Posso ser o mais rápido agora, mas não sabemos na próxima corrida. Estou bastante confiante com a equipe que tenho, estamos fazendo um bom trabalho e só precisamos continuar assim. No final, estaremos lutando pelo campeonato”, encerrou.

A próxima etapa da F3 está programada para acontecer entre os dias 16 e 18 de maio, em Ímola, pela terceira rodada do campeonato. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

PIASTRI PASSEIA E VENCE, NORRIS FALHA, BORTOLETO É 19º: O GP DO BAHREIN DE F1 | BRIEFING
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.