Stanek voa no fim e conquista primeira pole da carreira na F3 na Espanha. Collet é 7º

Roman Stanek desbancou o líder da temporada, Victor Martins, no último instante e vai largar em primeiro na corrida de domingo na Espanha

Roman Stanek conquistou a primeira pole-position da carreira na F3 na classificação desta sexta-feira (20), que definiu o grid de largada para a prova de domingo. O piloto da Trident arrancou uma volta voadora em sua última tentativa, superando o líder da temporada, Victor Martins, em apenas 0s05.

É a terceira vez em três oportunidades no ano que Stanek partirá na primeira fila. Antes de anotar o tempo de 1min33s516, o tcheco — que venceu a última etapa, disputada em Ímola — aparecia apenas em 13º, mas conseguiu acertar a volta no fim, desbancando o francês da ART.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Victor Martins, líder da temporada, parte em segundo (Foto: Reprodução/F3)

Alexander Smolyar ficou em terceiro com a MP e chegou a liderar no início da sessão, mas foi superado por Martins e Stanek no fim.

A classificação começou com Isack Hadjar, da Hitech, liderando com o tempo de 1m34s181. A marca, contudo, foi logo derrubada por Caio Collet (MP), que foi 0s155 mais rápido. Na sequência, o tempo do brasileiro foi batido por Franco Colapinto (Amersfoort) e Martins.

A disputa pela pole-position seguia bastante equilibrada, com os 14 primeiros colocados dentro do mesmo segundo. A 20 minutos do fim, após paralisações provocadas por escapadas de Stanek e William Alatalo (Jenzer), Oliver Bearman (Prema) assumia a ponta da tabela, mas não por muito tempo. Smolyar foi para a liderança ao cravar 1min33s613.

Martins voltou à pista e foi 0s05 mais rápido, com Arthur Leclerc aparecendo em terceiro, seguido de Bearman. Nos dez minutos finais, os pilotos foram à pista quase que ao mesmo tempo, provocando um intenso tráfego durante a classificação.

A tabela mostrava àquela altura Martins, Smolyar e Hadjar nas três primeiras colocações. Stanek, então, foi para o tudo ou nada e não cometeu nenhum erro, garantindo a primeira posição do grid do GP da Espanha.

Caio Collet fez a sua melhor volta em 1min33s750, a 0s234 do líder. A marca deu a ele o sétimo lugar no grid.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.