Rosenqvist completa sábado perfeito e vence prova marcada por grave acidente em Monza. Fittipaldi é oitavo

No mais rápido circuito do calendário, Felix Rosenqvist venceu as duas corridas do sábado e ainda viu seu grande adversário na luta pelo título se envolver em um grave acidente com Lance Stroll, no qual o canadense escapou ileso. Pietro Fittipaldi terminou em oitavo, enquanto o mineiro Sergio Sette Câmara foi 11º

A segunda bateria da rodada tripla de Monza da F3 Europeia foi marcada pelo gravíssimo acidente sofrido por Lance Stroll após disputa com Antonio Giovinazzi e também pelo domínio de Feliz Rosenqvist. O sueco, que obteve a pole nas duas corridas deste sábado (30), manteve sua sequência triunfante no lendário circuito italiano e, horas depois de triunfar em Monza, voltou ao alto do pódio, entregando mais uma vitória para sua equipe, a italiana Prema. O brasileiro melhor colocado no cotejo desta tarde foi Pietro Fittipaldi, que cruzou a linha de chegada em oitavo lugar.

Mas não foi um triunfo fácil para Rosenqvist. Aliás, a corrida foi bastante complicada e contou com nada menos que três safety-cars, a bandeira vermelha causada pelo acidente sofrido por Stroll e também uma investigação por parte da direção de prova contra Rosenqvist. O sueco venceu após liderar todas as 13 voltas, seguido pelo seu companheiro de equipe, Jake Dennis. Mikkel Jensen completou o pódio no mítico traçado de Monza.

'Baixinho' Rosenqvist comemora a vitória na corrida 2 em Monza (Foto: FIA F3 Europeia)

A vitória acabou sendo fundamental para o sueco para suas pretensões de título, já que Giovinazzi e tampouco Charles Leclerc não completaram a corrida. Logo na primeira volta, o safety-car foi à pista em razão de uma série de incidentes. Pouco depois da largada, na passagem pela chicane, Leclerc levou a pior na disputa com Dennis e, após um toque, ficou com a suspensão do seu carro avariada e teve de parar na grama, fazendo com que a direção de prova acionasse a bandeira amarela em toda a pista.

Pouco depois, já com a corrida retomada em seu curso normal, Lance Stroll protagonizou um terrível acidente e, por sorte, escapou sem qualquer ferimento. O canadense, piloto da Prema e membro da Academia da Ferrari, se chocou com o carro de Giovinazzi na Curva Grande. O carro virou em direção à área de escape e o muro de proteção, capotando de forma muito perigosa. O chassi levantou quase até a altura do alambrado antes de cair em frente ao solo.

Fittipaldi e Gustavo Menezes, norte-americano e filho de brasileiros, estavam logo atrás, mas conseguiram escapar da batida e seguiram na corrida.

No fim das contas, depois de 13 voltas completadas, Rosenqvist conquistou mais uma vitória na temporada, com Dennis chegando em segundo, enquanto Jensen conseguiu ultrapassar seu companheiro de equipe na Mücke, e logrou o último degrau do pódio em Monza. Contudo, a vitória de Felix foi posta em xeque depois que a direção de prova entrou com investigação quando, após a terceira bandeira amarela, quando o sueco executou uma suposta manobra irregular na curva Parabolica.

Ao fim da conquista, Rosenqvist destacou o trabalho feito por Dennis. “Ele me pressionou em 100% da corrida, e sabia que se eu cometesse um erro, ele estaria lá para me superar. É muito legal ter colegas de equipe e amigos que corram tão bem”, elogiou o escandinavo.

Rosenqvist destacou o trabalho feito pelo seu companheiro de equipe, Jake Dennis (Foto: FIA F3 Europeia)

Brandon Maisano, também da Prema, finalizou em quinto, enquanto George Russell, com o carro da tradicionalíssima Carlin, fechou em sexto. Markus Pommer cruzou a linha de chegada em sétimo, logo à frente de Fittipaldi. Raoul Hyman e Sam MacLeod fecharam o rol dos dez primeiros colocados, enquanto o mineiro Sergio Sette Câmara terminou em 11º.

A rodada tripla de Monza se encerra neste domingo com a realização da derradeira prova do fim de semana.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.