Sainz segura Blomqvist e vence corrida 3 da etapa conjunta da F3 em Spa

Carlos Sainz Jr. deixou a má-fase para trás ao vencer a terceira corrida da etapa conjunta da F3 Inglesa e F3 Europeia em Spa-Francorchamps. Felix Serralles terminou em terceiro e assumiu a liderança do campeonato britânico

A má-fase parece ser coisa do passado para Carlos Sainz Jr. Neste sábado (28), o espanhol ultrapassou Felix Serralles para ficar com a vitória na corrida 3 da etapa conjunta de F3 Inglesa e F3 Europeia em Spa-Francorchamps. Entre os brasileiros, Pipo Derani foi o mais bem classificado ao terminar em sétimo.

A corrida começou com Serralles mantendo a primeira colocação, mas o carro da Carlin de Sainz estava claramente melhor acertado que o do adversário. Tanto que não demorou muito para que a ultrapassagem fosse feita. Na terceira volta, o espanhol grudou no rival na reta Kemmel e conseguiu a ultrapassagem na Les Combe, a chicane logo em seguida.

Carlos Sainz Jr. segurou Tom Blomqvist para ficar com a vitória em Spa (Foto: DTM)

Embora tenha sido ultrapassado, Serralles não sossegou. O piloto passou a pressionar o adversário em busca da primeira colocação. O problema é que o porto-riquenho acabou rodando, caindo para a terceira posição ao ser superado também por Tom Blomqvist.

Nesse momento, o safety-car foi acionado devido ao acidente de Sven Müller permitindo que os demais carros se aproximassem de Sainz. Quando a pista foi liberada, o espanhol foi pressionado por Blomqvist, mas conseguiu manter a liderança para receber a bandeira quadriculada na frente.

Blomqvist terminou em segundo, seguido por um efusivo Serralles, que assumiu a liderança na tabela de pontos da F3 Inglesa. Jazeman Jaafar novamente precisou duelar com Jack Harvey para finalizar em quarto, enquanto o inglês acabou ultrapassado por Michael Lewis, antes de concluir em sexto.

Pipo Derani foi o melhor brasileiro ao concluir a corrida na sétima posição, enquanto o megafavorito Daniel Juncadella foi o oitavo. Na realidade, o espanhol andou boa parte da prova na terceira colocação, mas cometeu um erro igual ao de Serralles e acabou caindo para fora do top-10. Ainda assim, o piloto conseguiu se recuperar.

Harry Tincknell e Emil Bernstorff completaram o grupo dos dez primeiros. Pietro Fantin acabou com a 19ª posição, enquanto Adderly Fong venceu na National Class ao superar com facilidade Pedro Paulo Calbimonte, o primeiro boliviano da história da F3 Inglesa.

Com os resultados de Spa, Serralles assumiu a liderança da F3 Inglesa, com 212 pontos, seguido por Harvey, com 208, e Jaafar, com 204. Sainz assumiu o quarto lugar, com 176. Entre os brasileiros, Pietro Fantin é o sétimo, seguido por Pipo Derani. Na National Class, Spike Goddard lidera Duvashen Padayachee por 31 pontos. A próxima etapa da F3 Inglesa está marcada para o próximo final de semana em Snetterton.

F3, Spa-Francorchamps, corrida 3:

F3 Inglesa Spa-Francorchamps

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube