Serralles segura Juncadella e vence corrida 1 da etapa conjunta da F3 em Spa

Felix Serralles conquistou a vitória na primeira corrida da rodada de Spa-Francorchamps. Apesar de ter largado na pole-position, o porto-riquenho precisou ultrapassar Carlos Sainz Jr. para ficar com a vitória. Pipo Derani foi o oitavo

Felix Serralles deu um passo importante na luta pelo título da temporada 2012 da F3 Inglesa. Nesta sexta-feira (27), o porto-riquenho conquistou com autoridade a vitória na etapa conjunta da F3 Inglesa e F3 Europeia, em Spa-Francorchamps, depois de largar na pole-position e ainda marcando a melhor volta da prova. Em oitavo, Pipo Derani foi o melhor brasileiro.

Apesar do aparente domínio de Serralles, quem começou na frente foi Carlos Sainz Jr. Saindo da segunda colocação do grid, o piloto da Carlin tracionou melhor e apareceu na primeira colocação na saída da La Source, o grampo da curva 1. Apesar disso, o espanhol era obrigado a acelerar, já que Felix vinha logo atrás.

Felix Serralles subiu ao degrau mais alto do pódio em Spa (Foto: F3 Inglesa)

Na terceira volta não teve jeito. O piloto da Fortec grudou no adversário no retão Kemmel e conseguiu a ultrapassagem na Les Combe. Aliás, o ritmo de Serralles era tão impressionante que bastou se livrar do adversário para marcar a melhor volta da prova. Sainz, por sua vez, passou a ser pressionado por Daniel Juncadella, que conseguiu a ultrapassagem no quinto giro, no mesmo local.

A partir daí, o piloto da Prema até conseguiu cortar a diferença para o líder, mas Serralles conseguiu manter a ponta graças aos pneus menos desgastados. Assim, o porto-riquenho cruzou a linha de chegada na frente com uma vantagem de cerca de 5s para Juncadella. Sainz foi o terceiro.

No duelo pela quarta colocação, Jazeman Jaafar pilotou com a faca nos dentes. Por estar na briga pelo título, o malaio vendeu caro cada posição. Nas voltas finais, o piloto jogou Jack Harvey para fora da pista. Apesar disso, o britânico conseguiu se recuperar para fazer a ultrapassagem na volta final, o que o manteve na liderança da tabela de pontos.

Jaafar ainda repetiu o movimento em Michael Lewis para encerrar em quinto. O americano, por outro lado, não teve a mesma sorte e viu Alex Lynn superá-lo antes de finalizar com o sétimo posto. Pipo Derani encerrou em oitavo, depois de fazer uma boa corrida, ultrapassando Felix Rosenqvist e Tom Blomqvist, que completaram o grupo dos dez primeiros. Pietro Fantin foi apenas o 16º, enquanto Duvashen Padayachee venceu na National Class.

Um detalhe curioso na etapa de Spa é que nenhum piloto abandonou embora 29 garotos – incluindo dois estreantes – tenham tomado parte da prova. O último colocado foi o boliviano Pedro Paulo Calbimonte, que debuta na competição.

F3, Spa-Francorchamps, corrida 1:

 

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube