Shwartzman é primeiro campeão da nova F3. Armstrong vence corrida 1 na Rússia

Bastou um segundo lugar para que o russo Robert Shwartzman, protegido da Ferrari, conquistasse o primeiro título da nova F3. E logo correndo em casa. Em sábado de dobradinha da Prema, a vitória ficou com Marcus Armstrong. Pedro Piquet terminou em sexto lugar

A nova F3 tem seu primeiro campeão. Robert Shwartzman, russo de 20 anos, nascido em São Petersburgo e membro da Academia da Ferrari, confirmou o título com uma corrida de antecipação na manhã deste sábado (28) correndo em casa. Na corrida 1 da rodada dupla derradeira da categoria, em Sóchi, Shwartzman terminou em segundo lugar e completou a dobradinha ao lado do companheiro de equipe na Prema, Marcus Armstrong, vencedor da prova. Niko Kari, da Trident, completou o pódio, enquanto Pedro Piquet cruzou a linha de chegada em sexto lugar.
 
A prova teve seu início com a chuva, que deu as caras em Sóchi na volta de apresentação da corrida. Shwartzman tinha a pole-position e dividiu a primeira fila com outro companheiro de equipe na Prema, o indiano Jehan Daruvala, que ainda buscava adiar a decisão do título para a corrida final, no domingo. Armstrong, na trinca da Prema no grid, partiu em terceiro.
 
Daruvala, no entanto, largou muito mal e despencou para o sexto lugar ainda na primeira volta. Armstrong, ao contrário, subiu para primeiro depois que fez a ultrapassagem sobre Shwartzman. Pouco depois, a direção de prova teve de acionar o safety-car virtual por conta do abandono do holandês Bent Viscaal.
Marcus Armstrong cruza a linha de chegada em 1-2 da Prema em Sóchi (Foto: FIA F3)

Com a chuva um pouco mais forte, a bandeira verde tremulou na volta 3, com Armstrong na frente, seguido por Shwartzman, que já corria para o título. O asfalto estava bastante traiçoeiro e aprontou das suas, pregando uma peça no estreante Leong Hon Chio, de Macau. O piloto rodou e acertou o muro, forçando a entrada do safety-car.

 
Na relargada, a partir da volta 6, quem se destacou foi Niko Kari, que vinha na terceira colocação e emparelhou para subir para segundo ao ultrapassar Shwartzman. O russo, de olho no título, não ofereceu resistência. Três giros depois, Kari buscou a liderança ao superar Armstrong.
 
Mas a corrida estava longe de estar decidida. Bastante agitada, a prova ainda veria mudanças importantes na liderança. Antes, Armstrong chegou a cair para quarto ao cometer um erro ao retomar a ponta da corrida, mas o neozelandês tinha ritmo de sobra para buscar o topo novamente.
 
Mesmo Shwartzmnan, com o foco no título, não se esquivou da luta pela vitória, aumentou o ritmo e fez a ultrapassagem sobre Kari para assumir a liderança. O finlandês acabou perdendo performance ao mesmo tempo em que Armstrong tinha mais carro. Com cinco voltas para o fim, o piloto da Prema subiu para segundo, ficando logo atrás do seu companheiro de equipe.
Acompanhado por Mattia Binotto, Robert Shwartzman fala como campeão da F3 (Foto: FIA F3)
Aquele cenário de Shwartzman em primeiro e Armstrong em segundo já dava o título por antecipação para o russo. Na última volta, Marcus partiu para cima de Shwartzman, que não ofereceu resistência e perdeu a liderança na última curva. Festa total da Prema com a vitória de Armstrong, dobradinha na corrida 1 em Sóchi e o título conquistado por antecipação para Robert. Kari fechou em terceiro, seguido por Leonardo Pulcini, Jehan Daruvala e Pedro Piquet, o sexto. Felipe Drugovich completou a disputa em 25º.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.