F3

Vice da F3 Euro, Ticktum alcança pole provisória do GP de Macau em sessão acidentada. Schumacher é 3º

Dan Ticktum teve tanto competência quanto sorte. O britânico, além de mostrar velocidade, não perde tempo com as três bandeiras vermelhas que interromperam a primeira parte da definição do grid. Callum Ilott foi segundo, com Mick Schumacher em terceiro
Warm Up / Redação GP, de Berlim
 Dan Ticktum está na pole provisória em Macau (Foto: Reprodução/Twitter)

Dan Ticktum, vice-campeão da F3 Europeia, foi quem abriu os trabalhos do GP de Macau com o pé direito. O piloto britânico alcançou a pole-position provisória da corrida de rua nesta quinta-feira (15), tirando proveito de uma sessão prejudicada por nada menos do que três bandeiras vermelhas. Em meio às paralisações por acidentes, o britânico precisou de sorte não perder voltas e competência para ser 0s1 mais rápido do que o adversário mais próximo.
 
Ticktum conseguiu volta em 2min11s004, tempo mais de 1s mais rápido do que os melhores do treino livre que antecedeu a classificação. Os rivais acompanharam a evolução, com Callum Ilott 0s132 atrás, na segunda colocação. Mick Schumacher, campeão da F3 Europeia, ficou devendo e apareceu em terceiro após liderar o TL1. O déficit do alemão para Ticktum foi de 0s429. Jake Hughes e Yuhi Sekiguchi completaram o top-5.
Dan Ticktum está na pole provisória em Macau (Foto: Reprodução/Twitter)
As interrupções por bandeira vermelha significaram perda de voltas rápidas para pilotos que apareceram bem no TL1. Quatro dos cinco pilotos da Prema – todos menos Schumacher – foram vítimas de paralisações: Marcus Armstrong, Guan Yu Zhou, Ralf Aron e Robert Shwartzman aparecem de 13º para trás, com os dois últimos em distantes 18º e 19º lugares.
 
Os três incidentes de bandeira vermelha foram causados por Charles Leong, Enaam Ahmed e Sena Skaguchi. As batidas não foram graves, mas a natureza do traçado estreito exigiu paralisação completa para que os carros fossem recolhidos.
 
As atividades de Macau continuam na sexta-feira, que reserva mais duas sessões. A primeira é o TL2, que antecede a segunda parte do treino classificatório, que termina de definir o grid de largada.