F3

Vips vence corrida 1 na Áustria e quebra domínio da Prema na F3. Piquet é 6º

Jüri Vips fez as ultrapassagens que precisava ainda no começo da prova, assumindo a liderança e por lá permanecendo até o fim. O estoniano acabou com sequência de vitórias da Prema, que estava imbatível em 2019

Grande Prêmio / Redação GP, de Berlim
Jüri Vips foi o responsável pelo fim da sequência de vitórias da Prema na Fórmula 3. O piloto estoniano, largando em terceiro na corrida 1 do fim de semana no Red Bull Ring, fez as ultrapassagens que precisava ainda na primeira volta, tomando a liderança e começando a construir a primeira vitória na temporada 2019.
 
Depois de assumir a liderança já na curva 3 da primeira volta, Vips só teve que se preocupar com a distância para os rivais mais próximos, que nunca ficou muito grande. Por sorte, o uso do DRS por parte de Max Fewtrell, segundo colocado, não foi suficiente para assegurar ultrapassagem sobre o líder.
 
Sem reação, Fewtrell cruzou a linha de chegada em segundo, 1s7 atrás de Vips. Marcus Armstrong, que largou da pole, teve uma prova um tanto decepcionante: após cair para terceiro ainda nas primeiras voltas, o australiano não mostrou ritmo bom a ponto de recuperar terreno, o que significou terminar no último degrau do pódio.
Jüri Vips venceu no Red Bull Ring (Foto: Reprodução/TV)
Mesmo assim, Armstrong pode se orgulhar de ser o melhor piloto da Prema na corrida. Isso porque os companheiros Jehan Daruvala e Robert Shwartzman também não tiveram atuações particularmente memoráveis, terminando respectivamente em quarto e quinto.
 
Pedro Piquet foi sexto. O brasileiro teve uma corrida marcada por disputas com Jake Hughes até as últimas voltas. Derrotado, o britânico acabou em sétimo. Lirim Zendeli surgiu em oitavo, enquanto Leonardo Pulcini e Richard Verschoor fecharam a zona de pontos.
 
Felipe Drugovich, outro brasileiro do certame, fez boa corrida de recuperação. Largando em 18º, o piloto da Carlin subiu para 12º. Não rendeu pontos, mas garantiu uma posição melhor de largada para a corrida 2. Drugovich segue zerado na classificação da F3.
 
A classificação do campeonato segue com Shwartzman na liderança, agora com 80 pontos. Daruvala, com 70, e Vips, 59, aparecem atrás.
 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.