Slater segura Beeton em Barcelona e conquista 12ª vitória da temporada na F4 Italiana
Freddie Slater tirou proveito de um incidente do pole-position Akshay Bohra logo na largada para assumir a liderança e não largar mais na corrida 1 em Barcelona
Largando da segunda posição na corrida 1 da sexta etapa da temporada 2024 da F4 Italiana, Freddie Slater assumiu a liderança imediatamente após as luzes vermelhas se apagarem no circuito de Barcelona, já que Akshay Bohra, pole-position, não conseguiu dar partida no carro da US Racing e ficou estagnado. Todos os demais 32 carros conseguiram evitar o contato com o indiano, que teve de abandonar.
Logo na curva 1, o piloto do programa da Alpine, Kabir Anurag, ficou lado a lado com Kean Nakamura Berta, que teve de jogar a Prema #51 para a área de escape na tentativa de evitar qualquer contato entre eles. Mais ao fundo do pelotão, Tomass Stolcermanis e Emanuele Olivieri não tiveram a mesma sorte e se encontraram, com ambos ficando presos na brita. A situação acionou o primeiro safety-car do dia.
A bandeira verde só voltou a ser agitada na volta 4, com Slater dando o máximo para segurar o ímpeto de Jack Beeton, que herdou o segundo lugar após o incidente de Bohra na largada. Um pouco mais atrás, Hiyu Yamakoshi conseguiu uma linda manobra por dentro durante o contorno da primeira curva e ultrapassou Anurag, assumindo o terceiro lugar. Gustav Jonsson, companheiro do japonês na VAR, também tentou dar o bote no piloto de Singapura, mas sem sucesso.
A corrida se desenrolou sem grandes mudanças até a nona volta, quando Kai Daryanani, da Cram Motorsport, girou na pista e ficou preso na brita após receber um toque de Everett Stack, da PHM Racing, que acabou atacando demais a zebra, perdeu o controle do carro e bateu na traseira do rival. O incidente foi o responsável pelo segundo acionamento do safety-car na corrida.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Ricciardo sai de cena por injusta porta dos fundos e deixa lição sobre saber hora de parar
Após o reinício da prova, na volta 12 de 16, Slater conseguiu abrir vantagem na liderança e não teve dificuldades para cruzar a linha de chegada na primeira posição pela 12ª vez na temporada. Logo atrás, Beeton resistiu aos ataques de Yamakoshi e até tentou se aproximar do britânico, mas terminou em segundo, 0s694 atrás. O japonês completou o pódio.
Jonsson, Alex Powell, Maxim Rehm, Anurag, Dion Gowda, Maximilian Popov e Gianmarco Pradel fecharam a lista dos dez primeiros.
As corridas 2 e 3 da sexta rodada da F4 Italiana acontecem neste domingo. Líder do campeonato, Slater conquistou a posição de honra para as duas etapas, com Beeton largando logo atrás em ambas.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.