Yamakoshi herda vitória na corrida 1 da F4 Italiana em Ímola após punição de Slater

Em corrida lotada de acidentes, Freddie Slater aproveitou relargada para tomar a liderança de Hiyu Yamakoshi e não largar mais na abertura da rodada tripla da F4 Italiana em Ímola. No fim, acabou desclassificado

A F4 Italiana abriu a disputa da segunda etapa da temporada 2024 neste sábado (1º), em Ímola, com a primeira de três corridas no fim de semana da pista italiana. E Freddie Slater, da Prema, travou batalha particular com Hiyu Yamakoshi do início ao fim, conseguiu prevalecer e levou a vitória por apenas 0s3 em prova caótica realizada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari. Akshay Bohra completou o pódio com a US Racing.

Yamakoshi, da Van Amersfoort, largou na pole em Ímola e conseguiu segurar a primeira investida de Slater ao tracionar bem no início. No entanto, logo na terceira curva, Reno Francot foi na brita, perdeu o controle do carro e empurrou Kean Nakamura-Berta em direção à barreira de pneus em uma feia batida.

A direção de prova demorou para acionar o safety-car, e mais dois carros se envolveram em uma confusão instantes depois. Kamal Mrad e Ethan Ischer se acharam na pista, bateram e foram parar na brita. Para completar o caos, Matus Ryba e Enzo Yeh ficaram parados na pista e aumentaram a confusão em Ímola. Em seguida, o carro de segurança entrou.

A relargada aconteceu na volta 4, e Slater aproveitou a cochilada de Yamakoshi para tomar a ponta logo na primeira curva. A disputa, porém, durou pouco mais uma vez, porque Everett Stack errou e forçou Francisco Macedo para fora da pista. Mais uma vez, o safety-car foi acionado pela direção de prova.

Slater venceu as quatro corridas da F4 Italiana em 2024 (Foto: ACI Sport)

Na sétima volta, os carros voltaram à ação. Slater manteve a ponta e começou a abrir em relação a Yamakoshi, que passou a registrar voltas mais rápidas em sequência e se aproximou cada vez mais. No fim, não foi o suficiente, e Freddie levou a quarta vitória consecutiva em quatro corridas na temporada da F4 Italiana.

Além de Yamakoshi e Bohra, que completaram o pódio, fecharam o grupo dos dez primeiros colocados: Dion Gowda, Jack Beeton, Tomass Stolcermanis, Maxim Rehm, Gustav Jonsson, Rashid Al Dhaheri e Gianmarco Pradel. Único brasileiro do grid, Matheus Ferreira foi o 12º com a US Racing.

Em inspeção realizada após a corrida, a direção de prova da F4 Italiana encontrou “uma irregularidade técnica na asa dianteira do carro” utilizado por Slater. Desta forma, o piloto foi desclassificado, e Yamakoshi herdou a vitória. Gowda foi promovido ao pódio, enquanto Emanuele Olivieri entrou no top-10.

A rodada tripla da F4 Italiana em Ímola continua neste domingo, com as duas corridas que fecharão a segunda etapa do campeonato.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.