Necessidade de poupar energia e ‘novo’ modo ataque: Fórmula E muda regras para 2019/20
A Fórmula E anunciou mais que um novo calendário após o fim da reunião do Conselho Mundial da FIA, realizada em Paris. A partir da próxima temporada, a energia disponível vai diminuir sempre que uma full-course yellow ou um safety-car ficarem na pista por mais de um minuto. O modo ataque terá novidades, a classificação vai distribuir mais pontos e o sistema de motor da Nissan foi proibido. Os regulamentos foram desenhados para a sexta jornada da categoria
Além de um novo calendário, a reunião do Conselho Mundial da FIA também formatou um novo pacote de mudanças nas regras para a temporada 2019/20 da Fórmula E. O acionamento do modo de ataque ganhou algumas restrições, ao passo que o sistema de motor duplo foi banido de vez após dúvidas sobre a legalidade do modelo operado pela Nissan. A necessidade de poupar energia será mantida mesmo nas corridas afetadas por interrupções.
Com essa mudança, a expectativa é que a estratégia entre mais em voga e as batidas sejam menos necessárias para conseguir ultrapassagens. Atualmente, como em quase todas as etapas os pilotos têm baixíssima ou nenhuma necessidade de diminuir o ritmo para poupar energia, todo mundo anda a 100% do ritmo disponível durante as corridas e, com carros grandes em traçados pequenos, as batidas se tornam obrigação para ganhar posições.
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Há uma alteração também com relação aos treinos classificatórios. Os formato, apesar de criticado pelos pilotos, foi mantido. A única diferença é que agora os pilotos que liderarem cada um dos grupos do treino irão receber um ponto no campeonato – o pole-position vai seguir marcando três tentos.