Abt assina com NIO e retorna à Fórmula E após escândalo de ‘dublê virtual’

Daniel Abt está de volta. Um mês após perder vaga na Audi por chamar profissional de eSports para correr em seu lugar em prova virtual, o alemão agora substitui Ma Qing Hua na NIO

Daniel Abt parecia ter se despedido de vez da Fórmula E quando foi demitido pela Audi em maio, consequência de chamar um profissional de eSports para correr em seu lugar em provas virtuais. Só que uma nova chance surgiu: a NIO anunciou nesta quarta-feira (1°) a contratação do alemão para as últimas provas da temporada 2019/20.

Abt chega como substituto de Ma Qing Hua. O piloto, além de não empolgar na pista, teria problemas para retornar à Europa após passar a pandemia na China. Daniel assume a vaga naquela que hoje é a pior equipe da FE, que nem sequer pontuou nos cinco primeiros ePs da temporada, mas com esperança de dar a volta por cima.

“Eu assumo total responsabilidade pelo que aconteceu no Race at Home Challenge, foi um erro meu”, disse Abt ao ser anunciado. “Não tenho sentimentos ruins em relação a ninguém, agora é o momento de olhar adiante e voltar a fazer o que eu mais amo, que é correr. Quero fazer o meu melhor para ajudar a equipe a ter um bom fim de temporada. Sou muito grato pela oportunidade e pela confiança que a NIO mostrou em mim. A chance de correr as últimas seis corridas do ano, todas em casa, e continuar meu recorde de participar de todas corridas da FE é muito empolgante”, seguiu.

Daniel Abt já garantiu o retorno ao grid da FE (Foto: Audi)

A NIO buscava alguém experiente para formar dupla com Oliver Turvey nos seis ePs de Berlim que fecham 2019/20. A escuderia optou por Abt, mas informações do site The Race mostram que Nelsinho Piquet também foi considerado.

“Quando trouxeram a possibilidade de assinar com o Daniel até mim, foi algo empolgante”, recordou Vincent Wang, diretor-executivo da NIO. “Como diz um ditado oriental, aquele que retorna vale mais do que ouro. Decidimos dar ao Daniel a chance de retornar e vamos recebê-lo de braços abertos. Esperamos que correr em casa o ajude a fazer um esforço extra para terminar a temporada com estilo”, encerrou.

A FE, assim, parte para a série de corridas no Tempelhof com três trocas de pilotos. Além de Abt na NIO, também temos René Rast na Audi e Alex Lynn na Mahindra, este substituindo Pascal Wehrlein.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube