ABT Cupra oficializa saída de Müller na Fórmula E e admite: “Desejo era mantê-lo”
Depois de duas temporadas completas na equipe, Nico Müller vai deixar a ABT Cupra após a próxima etapa da Fórmula E, que encerra a temporada 2023/24 no eP de Londres
A ABT Cupra confirmou nesta terça-feira (16) que o eP de Londres deste fim de semana será o último de Nico Müller na equipe. Em conversas com a Andretti para 2025, antes de uma transição para a Porsche no ano seguinte, o piloto suíço vai confirmar seu destino apenas após o encerramento do campeonato, mas o time alemão admitiu que o objetivo era mantê-lo para o ano que vem.
“Era nosso desejo manter Nico [Müller] na equipe e ter sucesso com ele novamente”, admitiu o CEO da ABT e chefe da equipe na Fórmula E, Thomas Biermaier. “Agora, temos de aceitar sua decisão e desejar a ele o melhor para o futuro. Gostaria de agradecer a ele por todo o comprometimento e dedicação”, afirmou.
“É claro que gostaríamos de ter tido mais sucesso, mas mesmo nesses tempos difíceis, ele sempre liderou o caminho e mostrou fortes performances. Nico continuará a fazer parte da família ABT e sempre será bem-vindo aqui”, completou.
Müller vem de uma longa relação com a ABT, não apenas na Fórmula E. O suíço foi piloto da equipe no DTM entre 2016 e 2020, conquistando dois vices na categoria nas duas últimas temporadas. Desde que passou a fazer parte da escuderia na modalidade elétrica, em 2023, conquistou um quarto lugar em Misano como melhor resultado.
“Esse será um fim de semana muito especial para mim”, disse Müller. “Por um lado, estou ansioso pelo local, pela pista e os fãs. Por outro, sinto um pouco de melancolia e muita gratidão depois de dois anos nessa equipe. Foi muito desafiador, mas também nos aproximou muito. Sempre permanecemos juntos, e tenho certeza de que é o que faremos em Londres mais uma vez”, destacou.
“Queremos dar nosso máximo com toda a equipe, aproveitar esses dias e buscar dois bons resultados. Londres é uma pista legal, muito apertada, com trechos internos e externos e muros como conhecemos na Fórmula E. Vou dar tudo de mim para fazer o time se orgulhar mais uma vez”, completou.
Desde que se juntou à ABT Cupra na Fórmula E, no início de 2023, Müller disputou 27 corridas e teve o quarto lugar do eP de Misano 1, em 2024, como melhor resultado. As únicas ausências foram na Cidade do Cabo, quando a equipe decidiu não disputar a prova por motivos de segurança, e na rodada dupla de Berlim, devido a compromissos com a Peugeot no WEC.
No total, o piloto somou 51 pontos, 15 em 2023 e 36 em 2024. Atualmente, ocupa a 14ª colocação no Mundial de Pilotos e tentará, em Londres, manter a ABT Cupra na nona posição do Mundial de Equipes da Fórmula E.
A Fórmula E 2024 chega ao fim com o eP de Londres, que acontece entre os dias 19 a 21 de julho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.