ABT Cupra oficializa saída de Müller na Fórmula E e admite: “Desejo era mantê-lo”

Depois de duas temporadas completas na equipe, Nico Müller vai deixar a ABT Cupra após a próxima etapa da Fórmula E, que encerra a temporada 2023/24 no eP de Londres

A ABT Cupra confirmou nesta terça-feira (16) que o eP de Londres deste fim de semana será o último de Nico Müller na equipe. Em conversas com a Andretti para 2025, antes de uma transição para a Porsche no ano seguinte, o piloto suíço vai confirmar seu destino apenas após o encerramento do campeonato, mas o time alemão admitiu que o objetivo era mantê-lo para o ano que vem.

“Era nosso desejo manter Nico [Müller] na equipe e ter sucesso com ele novamente”, admitiu o CEO da ABT e chefe da equipe na Fórmula E, Thomas Biermaier. “Agora, temos de aceitar sua decisão e desejar a ele o melhor para o futuro. Gostaria de agradecer a ele por todo o comprometimento e dedicação”, afirmou.

“É claro que gostaríamos de ter tido mais sucesso, mas mesmo nesses tempos difíceis, ele sempre liderou o caminho e mostrou fortes performances. Nico continuará a fazer parte da família ABT e sempre será bem-vindo aqui”, completou.

Müller vem de uma longa relação com a ABT, não apenas na Fórmula E. O suíço foi piloto da equipe no DTM entre 2016 e 2020, conquistando dois vices na categoria nas duas últimas temporadas. Desde que passou a fazer parte da escuderia na modalidade elétrica, em 2023, conquistou um quarto lugar em Misano como melhor resultado.

Müller está em conversas para substituir Norman Nato na Andretti (Foto: Fórmula E)

“Esse será um fim de semana muito especial para mim”, disse Müller. “Por um lado, estou ansioso pelo local, pela pista e os fãs. Por outro, sinto um pouco de melancolia e muita gratidão depois de dois anos nessa equipe. Foi muito desafiador, mas também nos aproximou muito. Sempre permanecemos juntos, e tenho certeza de que é o que faremos em Londres mais uma vez”, destacou.

“Queremos dar nosso máximo com toda a equipe, aproveitar esses dias e buscar dois bons resultados. Londres é uma pista legal, muito apertada, com trechos internos e externos e muros como conhecemos na Fórmula E. Vou dar tudo de mim para fazer o time se orgulhar mais uma vez”, completou.

Desde que se juntou à ABT Cupra na Fórmula E, no início de 2023, Müller disputou 27 corridas e teve o quarto lugar do eP de Misano 1, em 2024, como melhor resultado. As únicas ausências foram na Cidade do Cabo, quando a equipe decidiu não disputar a prova por motivos de segurança, e na rodada dupla de Berlim, devido a compromissos com a Peugeot no WEC.

Nico Müller se despede da ABT Cupra em 2024 (Foto: Fórmula E)

No total, o piloto somou 51 pontos, 15 em 2023 e 36 em 2024. Atualmente, ocupa a 14ª colocação no Mundial de Pilotos e tentará, em Londres, manter a ABT Cupra na nona posição do Mundial de Equipes da Fórmula E.

Fórmula E 2024 chega ao fim com o eP de Londres, que acontece entre os dias 19 a 21 de julho, e todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.