O treino de classificação para eP da Cidade do México, na tarde deste sábado (16), teve uma das disputas pela pole-position mais acirradas dos últimos tempos na Fórmula E. Até Pascal Wehrlein acelerar durante a Superpole, aí a briga próxima acabou como que num tilintar de dedos. O piloto da Mahindra anotou um 59s347 de abismar. A volta mais rápida do treino e do dia com muitas sobras e o suficiente para mostrar novamente que já pegou os caminhos para ser forte com o bólido elétrico.
O alemão acabou com a brincadeira que antes tinha Lucas Di Grassi na dianteira. O piloto da Audi terminou 0s306 atrás de Pascal, mas garantiu uma classificação positiva após algumas edições difíceis – e com punição. Felipe Massa confirmou o que havia mostrado no TL2 e conseguiu o terceiro posto, somente 0s042 atrás de Lucas.
Oliver Rowland confirmou a tendência de superar o companheiro de Nissan, Sébastien Buemi: foi quarto, com o suíço em sexto. António Félix da Costa terminou na quinta colocação. Alexander Sims, Jean-Éric Vergne, Edoardo Mortara e Oliver Turvey fecharam o top-10.
Estreante, Felipe Nasr terminou na 14ª colocação. Bom para quem até 24 horas atrás sequer havia guiado o carro e agora superou o companheiro de equipe, José María López, que parte em 15º.
A largada do eP da Cidade do México está marcada para 20h03 (de Brasília).
Pascal Wehrlein (Foto: FE)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Confira como foi a classificação:
Grupo 1 – Sam Bird, Jêróme D'Ambrosio, António Félix da Costa, Robin Frijns e Jean-Éric Vergne
O grupo dos líderes do campeonato começou com Frijns tentando ganhar campo e não sair muito bem, com volta 0s375 cima de 1min. E piorou para a Virgin quando Bird complicou a situação de líder do campeonato parou na pista com um problema mecânico ainda antes de completar qualquer volta. Sem tempo anotado, se aproximou da última colocação.
Depois do incidente, D'Ambrosio também passou alto, pior que Frijns. Mas Da Costa, ao contrário, fez 59s778. Vergne, que reclamou horrores do formato da classificação nas últimas semanas, terminou apenas 0s024 atrás do português.
Grupo 2 – Mitch Evans, Daniel Abt, André Lotterer, Pascal Wehrlein e Alexander Sims
Logo para abrir o segundo grupo, Sims reforçou a demonstração de poder da BMW no México: foi só 0s004 mais lento que Da Costa e, assim, subiu para o segundo posto. Lotterer também grudou no companheiro: foi para quarto, ainda que 0s250 atrás do francês da DS Techeetah.
Evans não foi tão bem e superou apenas D'Ambrosio e Bird, mas Wehrlein arrepiou. O novato da Mahindra deixou um 59s604 e pulou para a liderança geral. Abt foi muito mal e ficou na última posição entre todos aqueles que haviam completado uma volta rápida.
Daniel Abt (Foto: Audi)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-2-area” });
Grupo 3 – Sébastien Buemi, Edoardo Mortara, Lucas Di Grassi, Oliver Rowland, Oliver Turvey e José María López
Quem partiu para a volta rápida na frente foi Mortara, que foi para 59s935, atrás de Vergne e com chances mínimas de permanecer na zona de Superpole por muito tempo. De fato, López e Turvey atrás dele deram voltas um pouco piores. Mas o fim do grupo estava carregado.
Rowland pulou para a dianteira com uma volta impressionante com a Nissan. Di Grassi, na sequência, foi para o terceiro posto com a Audi. E, para fechar, Buemi colou no quarto lugar e se aproximou da Superpole. Sims era quem agora funcionava como o limite da disputa pela pole antes do grupo de encerramento. Vergne, portanto, estava fora.
Grupo 4 – Nelsinho Piquet, Tom Dillmann, Gary Paffett, Stoffel Vandoorne, Felipe Massa e Felipe Nasr
O rendimento que Massa mostrou no segundo treino livre se repetiu no último grupo do treino de classificação. O piloto da Venturi cravou 59s719 e ficou com o terceiro lugar da fase de grupos da classificação na Cidade do México. Mas foi apenas ele que brilhou no último grupo.
Vandoorne foi mal e fez o bastante apenas para a 21ª colocação, enquanto Dillmann ficou em 13º. Parecia que Piquet ia abrir a porta da Superpole – fez a melhor primeira parcial do treino -, mas uma escapada na curva quase jogou o Jaguar contra o muro. Com o tempo perdido, foi apenas 11º. Nasr foi 14º, mas até elogiável posição, visto que até a sexta-feira não conhecia o carro e terminou na frente do companheiro de Dragon, Pechito López.
Paffett fechou apenas com a 16ª posição no que é mais uma etapa de amargura para a novata HWA.
Pascal Wehrlein (Foto: Reprodução/Twitter)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-3-area” });
Desta forma, Rowland, Wehrlein, Massa, Di Grassi, Buemi e Da Costa, nesta ordem, foram os seis primeiros colocados e passaram para disputar a pole.
Superpole
Da Costa foi para uma volta segura e fez exatamente isso para abrir os trabalhos. Melhor que Buemi, que veio na sequência, mas apenas ele. Di Grassi pulou para a ponta, enquanto Massa ficou bem próximo na sequência. As chances de 1-2 brasileiro eram reais, mas Wehrlein voou e tomou a ponta a fórceps. Rowland, por fim, marcou o quarto posto. Mas a pole foi mesmo de Pascal e da Mahindra.
Fórmula E, eP da Cidade do México, Grid de Largada
1 |
PASCAL WEHRLEIN |
ALE |
MAHINDRA |
59.347 |
|
2 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI |
59.653 |
+0.306 |
3 |
FELIPE MASSA |
BRA |
VENTURI |
59.695 |
+0.348 |
4 |
OLIVER ROWLAND |
ING |
NISSAN |
59.808 |
+0.461 |
5 |
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
BMW |
59.819 |
+0.472 |
6 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
NISSAN |
59.949 |
+0.602 |
7 |
ALEXANDER SIMS |
ING |
BMW |
59.782 |
+0.435 |
8 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH DS |
59.802 |
+0.455 |
9 |
EDOARDO MORTARA |
SUI |
VENTURI |
59.935 |
+0.588 |
10 |
OLIVER TURVEY |
ING |
NIO |
59.936 |
+0.589 |
11 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
JAGUAR |
59.959 |
+0.612 |
12 |
ANDRÉ LOTTERER |
ALE |
TECHEETAH DS |
1:00.050 |
+0.703 |
13 |
TOM DILLMANN |
FRA |
NIO |
1:00.192 |
+0.845 |
14 |
FELIPE NASR |
BRA |
DRAGON PENSKE |
1:00.210 |
+0.863 |
15 |
JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
ARG |
DRAGON PENSKE |
1:00.293 |
+0.946 |
16 |
GARY PAFFETT |
ING |
HWA VENTURI |
1:00.340 |
+0.993 |
17 |
ROBIN FRIJNS |
HOL |
VIRGIN AUDI |
1:00.375 |
+1.028 |
18 |
MITCH EVANS |
NZL |
JAGUAR |
1:00.424 |
+1.077 |
19 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
MAHINDRA |
1:00.455 |
+1.108 |
20 |
STOFFEL VANDOORNE |
BEL |
HWA VENTURI |
1:00.844 |
+1.497 |
21 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI |
1:00.936 |
+1.589 |
22 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN AUDI |
|
|
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.