Ainda sem pontos no campeonato, Vandoorne chega na FE e anota pole do eP de Hong Kong. Di Grassi é 5º
O treino de classificação para o eP de Hong Kong, já na madrugada deste domingo (10), contou com uma chuva crescente que até atrasou a Superpole. E a HWA, última equipe a pontuar, buscou a pole com Stoffel Vandoorne
Chuva que foi, que voltou e ganhou força conforme a Superpole se aproximava. Foi essa a tônica do treino classificatório para o eP de Hong Kong, realizado no começo da madrugada deste domingo (10). A disputa da pole-position precisou ser atrasada em cinco minutos para que as condições fossem verificadas. Uma vez que a briga da pole começou, de fato, foi ferrenha. E terminou com Stoffel Vandoorne saindo-se melhor.
A briga com Vandoorne foi, no final das contas, com Oliver Rowland. O inglês de Barnsley tinha a dianteira, mas viu o belga atropelar com 0s323 de vantagem. A segunda fila teria Edoardo Mortara encabeçando, mas o italiano foi punido com três posições de punição por desrespeitar a bandeira vermelha causada por Jean-Éric Vergne durante os grupos.
Sem Mortara, que caiu para sexto, a segunda fila fica com André Lotterer e Gary Paffett, que cometeu um erro no começo da volta e ficou com o quarto lugar. Lucas Di Grassi também errou no contorno da curva um e terminou em sexto – impulsionado para quinto após Mortara ser penalizado.
Sam Bird e Sébastien Buemi vieram na sequência, com Felipe Massa na nona colocação e Robin Frijns fechando o top-10.
Nelsinho Piquet e Felipe Nasr largam nas posições 15 e 16. Por conta da instabilidade climática, o grupo um teve voltas ótimas e péssimas. E Jérôme D'Ambrosio, líder do campeonato, larga na última colocação – já havia saído em 20º no México, quando conseguiu terminar em quarto na prova. Pascal Wehrlein, novato que mais chama atenção até agora, sai somente em 21º.
A largada está marcada para as 5h03 (de Brasília).

Stoffel Vandoorne (Foto: HWA)
Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1 – Jérôme D'Ambrosio, António Félix da Costa, Sam Bird, Lucas Di Grassi e Pascal Wehrlein
Como os cinco primeiros colocados do campeonato reagiriam a um treino com chuva moderada? O começo foi com uma linha de voltas no campo de 1min14s. Assim fizeram Da Costa e Wehrlein, ao passo que D'Ambrosio andou um pouco mais lento.
Mas uma surpresa veio na sequência, com os dois últimos a abrir voltas rápidas. Bird cravou em 1min12s529, enquanto Di Grassi emendou um giro ainda melhor, em 1min12s321, e saiu com a dianteira.
Grupo 2 – André Lotterer, Robin Frijns, Jean-Éric Vergne, Mitch Evans e Edoardo Mortara
Com diminuição importante da chuva para o segundo grupo, o caminho era que os tempos começassem a melhorar e novamente jogasse os líderes do campeonato para longe. E assim foi, porque Mortara já subiu para o terceiro lugar mesmo na volta em que não despejou a potência completa. Quando andou para valer, foi para a ponta: 1min12s156.
Evans foi quem se apressou para sair na frente no grupo e não se deu bem: foi mais rápido que as Mahindra e Da Costa, mas acabou sendo mais lento que todo o resto de seu grupo. Frijns, líder do TL2, fechou atrás do companheiro Bird, apenas em quinto.
Relacionadas
Vergne ficou pouco à frente de Evans, ao passo que o companheiro de DS Techeetah, Lotterer, subiu para segunda colocação. A questão com Vergne foi ter batido no muro enquanto completava a volta. Depois de fechar o tempo, rodou. Mas uma bandeira vermelha foi acionada para limpar a pista antes do grupo seguinte.

ROBIN FRIJNS (Foto: Virgin)
Grupo 3 – Daniel Abt, Alexander Sims, Sébastien Buemi, Oliver Rowland, Oliver Turvey e Felipe Massa
Quem se adiantou no terceiro grupo foi Massa. Com a chuva novamente mais forte, Felipe escapou do traçado original para fazer a curva um e perdeu muito tempo. Mesmo assim cruzou na quinta colocação, que viraria sétimo ao fim do grupo.
Rowland, que se apresentou como o piloto mais rápido do grid durante os treinos livres, fez uma volta totalmente agressiva e balançando a traseira do carro conseguiu subir para a liderança: 1min12s140. Buemi, o parceiro de Nissan, não teve a mesma agressividade e ficou em sexto.
Abt passou somente em nono, enquanto Sims foi décimo – no que até agora é uma etapa para esquecer por parte da BMW. Turvey ficou apenas com a 13ª colocação.
Grupo 4 – José María López, Nelsinho Piquet, Tom Dillmann, Gary Paffett, Stoffel Vandoorne e Felipe Nasr
A HWA veio para a brincadeira! Paffett e Vandoorne também apostaram em giros muito agressivos, quase grudando nos muros. Gary foi na frente e passou para o primeiro lugar, mas Vandoorne tomou a ponta dele instantes depois.
Nasr, que saíra na frente, conseguiu anotar um 16º posto – melhor do que havia andado mais cedo. Piquet foi mais rápido, mas apenas um pouco e ficou em 15º. Dillmann foi para 11º e López fechou no 14º posto.
Antes da Superpole, Vergne se deu mal e teve a melhor volta apagada por ter causado a bandeira vermelha.

Lucas Di Grassi (Foto: Audi)
Superpole – Vandoorne, Paffett, Rowland, Mortara, Lotterer e Di Grassi
Após um atraso de cinco minutos por causa da forte chuva em Hong Kong, Di Grassi passou direto na curva um e quase pegou no muro. Evitou, mas comprometeu demais a volta dela. Lotterer, na sequência, já passou na frente por 1s3. Mortara andou bem, foi ainda melhor. E seguindo a tendência de melhoras, Rowland antou na casa dos 1min11s e partiu para a dianteira.
Quem quebrou a correr foi Paffett. O veterano campeão do DTM também errou no começo do giro e consertou o suficiente para permanecer à frente de Di Grassi. Só faltava Vandoorne, que voou na chuva e partiu para a pole. O belga, que ainda não tinha pontos no campeonato, confirmou a primeira pole-position dele.
Antes do fim da classificação, uma penalização foi definida para Mortara: acelerar sob a bandeira vermelha causada por Vergne, ainda na fase de grupos. Punido com três posições, caiu de terceiro para sexto.
FE, eP de Hong Kong, Grid de largada:
1 | S.VANDOORNE | BEL | HWA VENTURI | 1:11.580 | ||
2 | O.ROWLAND | ING | NISSAN | 1:11.903 | +0.323 | |
3 | A. LOTTERER | ALE | TECHEETAH DS | 1:12.868 | +1.288 | |
4 | G.PAFETT | ING | HWA VENTURI | 1:13.033 | +1.453 | |
5 | L.DI GRASSI | BRA | AUDI | 1:14.177 | +2.597 | |
6 | E.MORTARA | ITA | VENTURI | 1:12.310 | +0.730 | P + 3 |
7 | S.BIRD | ING | VIRGIN AUDI | 1:12.529 | +0.949 | |
8 | S.BUEMI | SUI | NISSAN | 1:12.529 | +0.949 | |
9 | F.MASSA | BRA | VENTURI | 1:12.570 | +0.990 | |
10 | R.FRIJNS | HOL | VIRGIN AUDI | 1:12.600 | +1.020 | |
11 | T.DILLMANN | FRA | NIO | 1:12.839 | +1.259 | |
12 | D.ABT | ALE | AUDI | 1:12.850 | +1.270 | |
13 | A.SIMS | ING | BMW | 1:12.861 | +1.281 | |
14 | J.M.LÓPEZ | ARG | DRAGON PENSKE | 1:13.073 | +1.493 | |
15 | N.PIQUET | BRA | JAGUAR | 1:13.421 | +1.841 | |
16 | F.NASR | BRA | DRAGON PENSKE | 1:13.885 | +2.305 | |
17 | M.EVANS | NZL | JAGUAR | 1:13.920 | +2.340 | |
18 | J.E. VERGNE | FRA | TECHEETAH DS | 1:13.927 | +2.347 | |
19 | O.TURVEY | ING | NIO | 1:14.133 | +2.553 | |
20 | A.FÉLIX DA COSTA | POR | BMW | 1:14.384 | +2.804 | |
21 | P.WEHRLEIN | ALE | MAHINDRA | 1:14.830 | +3.250 | |
22 | J.D'AMBROSIO | BEL | MAHINDRA | 1:15.347 | +3.767 |

