Da Costa, Lynn e Bird são desclassificados por exceder uso de energia em Valência

António Félix da Costa, Alex Lynn e Sam Bird estavam provisoriamente em sétimo, oitavo em nono. Só que a direção de prova determinou que o trio também consumiu energia demais em Valência. Assim, apenas nove pilotos pontuam no eP

Sem bateria, Da Costa perde potência e liderança na abertura da última volta (Vídeo: Fórmula E)

A direção de prova da Fórmula E voltou a distribuir uma série de punições ao fim do eP de Valência deste sábado (24). Dos 12 pilotos que viram a bandeira quadriculada após uma falta generalizada de energia na volta sinal, três foram desclassificados: António Félix da Costa, Alex Lynn e Sam Bird.

A direção de prova inicialmente manteve o trio na classificação final, em sétimo, oitavo e nono. Havia a crença de que os pilotos haviam respeitado o limite de consumo de energia. Uma análise aprofundada, entretanto, confirmou que Da Costa, Lynn e Bird cometeram infrações. Assim, se unem a Oliver Rowland e Alexander Sims no grupo de desclassificados do dia.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

António Félix da Costa liderava, isso até a corrida virar uma zona. Português foi desclassificado (Foto: FIA Fórmula E)

Lucas Di Grassi foi o maior beneficiado, subindo para sétimo. Jake Dennis e Jean-Éric Vergne, que viram a bandeira quadriculada mais de 3 minutos após o vencedor Nyck de Vries, subiram para oitavo e nono. Como ninguém mais terminou a prova de forma legítima, ninguém somou o ponto destinado ao décimo colocado.

A desclassificação é a pá de cal em um dia decepcionante para Da Costa. O português controlou a corrida desde a largada e só foi ultrapassado por De Vries no giro final, quando poupava energia desesperadamente para terminar a prova. A confusão se deu pelo fato de a direção de prova tirar energia demais dos carros, consequência das cinco entradas do safety-car.

Fórmula E 2021, eP de Valência, Espanha, sábado, resultado final:

1N DE VRIESMercedes24 voltas 
2N MÜLLERDragon Penske+13.128 
3S VANDOORNEMercedes+24.886 
4N CASSIDYVirgin Audi+36.903 
5R RASTAudi+51.650 
6R FRIJNSVirgin Audi+52.985 
7L DI GRASSIAudi+2:41.946 
8J DENNISBMW+3:07.061 
9J.E VERGNEDS Techeetah+4:19.582 
10O TURVEYNIO+1 voltaNC
11T BLOMQVISTNIO+1 voltaNC
12N NATOVenturi Mercedes+1 voltaNC
13E MORTARAVenturi Mercedes+4 voltaNC
14P WEHRLEINPorsche+5 voltaNC
15A LOTTERERPorsche+5 voltaNC
16M EVANSJaguar+6 voltaNC
17S. SETTE CÂMARADragon Penske+8 voltaNC
18M GÜNTHERBMW+10 voltasNC
19S BUEMINissan+23 voltasNC
20O ROWLANDNissan DQ
21A SIMSMahindra DQ
22A.F DA COSTADS Techeetah DQ
23A LYNNMahindra DQ
24S BIRDJaguar DQ
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.