Da Costa, Lynn e Bird são desclassificados por exceder uso de energia em Valência

António Félix da Costa, Alex Lynn e Sam Bird estavam provisoriamente em sétimo, oitavo em nono. Só que a direção de prova determinou que o trio também consumiu energia demais em Valência. Assim, apenas nove pilotos pontuam no eP

Sem bateria, Da Costa perde potência e liderança na abertura da última volta (Vídeo: Fórmula E)

A direção de prova da Fórmula E voltou a distribuir uma série de punições ao fim do eP de Valência deste sábado (24). Dos 12 pilotos que viram a bandeira quadriculada após uma falta generalizada de energia na volta sinal, três foram desclassificados: António Félix da Costa, Alex Lynn e Sam Bird.

A direção de prova inicialmente manteve o trio na classificação final, em sétimo, oitavo e nono. Havia a crença de que os pilotos haviam respeitado o limite de consumo de energia. Uma análise aprofundada, entretanto, confirmou que Da Costa, Lynn e Bird cometeram infrações. Assim, se unem a Oliver Rowland e Alexander Sims no grupo de desclassificados do dia.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

António Félix da Costa liderava, isso até a corrida virar uma zona. Português foi desclassificado (Foto: FIA Fórmula E)

Lucas Di Grassi foi o maior beneficiado, subindo para sétimo. Jake Dennis e Jean-Éric Vergne, que viram a bandeira quadriculada mais de 3 minutos após o vencedor Nyck de Vries, subiram para oitavo e nono. Como ninguém mais terminou a prova de forma legítima, ninguém somou o ponto destinado ao décimo colocado.

A desclassificação é a pá de cal em um dia decepcionante para Da Costa. O português controlou a corrida desde a largada e só foi ultrapassado por De Vries no giro final, quando poupava energia desesperadamente para terminar a prova. A confusão se deu pelo fato de a direção de prova tirar energia demais dos carros, consequência das cinco entradas do safety-car.

Fórmula E 2021, eP de Valência, Espanha, sábado, resultado final:

1N DE VRIESMercedes24 voltas 
2N MÜLLERDragon Penske+13.128 
3S VANDOORNEMercedes+24.886 
4N CASSIDYVirgin Audi+36.903 
5R RASTAudi+51.650 
6R FRIJNSVirgin Audi+52.985 
7L DI GRASSIAudi+2:41.946 
8J DENNISBMW+3:07.061 
9J.E VERGNEDS Techeetah+4:19.582 
10O TURVEYNIO+1 voltaNC
11T BLOMQVISTNIO+1 voltaNC
12N NATOVenturi Mercedes+1 voltaNC
13E MORTARAVenturi Mercedes+4 voltaNC
14P WEHRLEINPorsche+5 voltaNC
15A LOTTERERPorsche+5 voltaNC
16M EVANSJaguar+6 voltaNC
17S. SETTE CÂMARADragon Penske+8 voltaNC
18M GÜNTHERBMW+10 voltasNC
19S BUEMINissan+23 voltasNC
20O ROWLANDNissan DQ
21A SIMSMahindra DQ
22A.F DA COSTADS Techeetah DQ
23A LYNNMahindra DQ
24S BIRDJaguar DQ

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube