Da Costa comanda treino livre 1 do eP da Cidade do México da Fórmula E. Di Grassi é 6º

António Félix da Costa demonstrou a força da Porsche e abriu o fim de semana da Fórmula E no México com a liderança do treino livre 1. Lucas di Grassi ficou em 6º

Atual vice-líder do campeonato, o português António Félix da Costa abriu o fim de semana de Fórmula E no México com a liderança. O piloto da Porsche cravou o tempo mais rápido do treino livre 1, realizado na noite desta sexta-feira (10) no Autódromo Hermanos Rodríguez, com a marca de 1min10s855.

Da Costa ficou 0s091 à frente do britânico Taylor Barnard, que levou a McLaren ao segundo posto com uma volta dada já com o cronômetro zerado. Oliver Rowland, de Nissan, veio na sequência.

Vencedor do eP da Cidade do México em duas ocasiões diferentes, Pascal Wehrlein também demonstrou força com a Porsche, ficando com a quarta posição. Líder do campeonato e dono da vitória na última etapa da Fórmula E, em São Paulo, Mitch Evans ficou em quinto com a Jaguar.

O brasileiro Lucas di Grassi, vencedor no México em 2017 e 2019, teve bom desempenho com a Lola Yamaha, finalizando na sexta posição com o tempo de 1min11s417. O piloto chegou a liderar parte da sessão. Norman Nato, Sébastien Buemi, Edoardo Mortara e Stoffel Vandoorne finalizaram o top-10 no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Lucas Di Grassi chegou a liderar treino (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades pelo YouTube e faz cobertura completa do eP da Cidade do México. Neste sábado (11), os pilotos retornam para o segundo treino livre às 10:30 (de Brasília, GMT-3). A classificação está programada para 12h40, enquanto a transmissão da corrida tem início às 16h35.

Saiba como foi o treino livre 1 da Fórmula E na Cidade do México:

A bandeira verde para os 40 minutos de treino livre na Cidade do México apareceu às 20h00 (de Brasília, GMT-3). Pilotos como Mitch Evans, Lucas di Grassi, Zane Maloney e Jake Dennis foram os primeiros a entrar na pista. Uma bandeira amarela rapidamente apareceu como parte dos testes de sistema de segurança.

Ao término dos primeiros 10 minutos, a Andretti formava um 1-2 com Nico Müller e Jake Dennis. O suíço tinha anotado 1min14s417 contra 1min14s457 do britânico. Mitch Evans chegou a assumir a liderança momentaneamente, mas Müller e Dennis recuperaram os primeiros postos. Agora, Nico com 1min13s639.

O neerlandês Nyck de Vries colocou a Mahindra na liderança ao cravar 1min13s627, mas durou pouco. Evans veio forte com a Jaguar e marcou 1min12s979, indicando que os tempos começariam a despencar com a pista mais quente. Edoardo Mortara, que assumiu o segundo lugar, quase triscou a mureta.

Uma bandeira amarela rápida surgiu na curva 1 na marca dos 18 minutos após uma escapada de Robin Frijns. O treino chegou na segunda metade com Evans na liderança, seguido por Dennis, Wehrlein, Da Costa, Vandoorne, De Vries, Mortara, Orwland, Barnard e Cassidy.

Nick Cassidy reportou o início da chuva no circuito mexicano. A pista ficou menos movimentada conforme o treino avançava para a reta final, especialmente com os líderes, todos nos boxes. De Lola, Lucas di Grassi veio forte e tomou a primeira posição com 1min11s417, utilizando o modo ataque. Jean-Éric Vergne e Max Günther vieram no embalo, assim como Sam Bird e Taylor Barnard, rebaixado Evans para o sexto lugar.

O treino chegou nos 10 minutos finais ainda com Di Grassi na liderança. Sam Bird vinha em segundo, 0s274 atrás. Ticktum, Barnard, Vergne, Günther, Evans, Rowland, Dennis e Müller fechavam o top-10. Os pilotos começaram simulações de corrida na reta final da atividade e Sébastien Buemi levou um susto, passando em área suja e quase colidindo com o muro.

O tempo de António não foi superado. Taylor Barnard e Oliver Rowland impediram o 1-2 da Porsche. David Beckmann, de Kiro, acabou errando na última curva e raspou o muro, gerando uma bandeira amarela que impediu novas voltas rápidas na hora da quadriculada.

Fórmula E 2025, eP da Cidade do México, Treino Livre 1:

1A DA COSTAPorsche1:10.855 
2T BARNARDMcLaren1:10.946+0.091
3O ROWLANDNissan1:10.977+0.122
4P WEHRLEINPorsche1:11.172+0.317
5M EVANSJaguar1:11.194+0.339
6L DI GRASSILola1:11.417+0.562
7N NATONissan1:11.463+0.608
8S BUEMIEnvision1:11.475+0.620
9E MORTARAMahindra1:11,479+0.624
10S VANDOORNEMaserati1:11.483+0.628
11N DE VRIESMahindra1:11.533+0.678
12D TICKTUMCupra Kiro1:11.571+0.716
13N MÜLLERAndretti1:11.592+0.737
14J DENNISAndretti1:11.635+0.780
15N CASSIDYJaguar1:11.680+0.825
16S BIRDMcLaren1:11.691+0.836
17J VERGNEDS Penske1:12.015+1.160
18J HUGHESMaserati1:12.179+1.324
19M GÜNTHERDS Penske1:12.496+1.641
20R FRIJNSEnvision1:12.653+1.798
21D BECKMANNCupra Kiro1:13.433+2.578
22Z MALONEYLola1:13.436+2.581
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.