Da Costa comanda treino livre 1 do eP da Cidade do México da Fórmula E. Di Grassi é 6º
António Félix da Costa demonstrou a força da Porsche e abriu o fim de semana da Fórmula E no México com a liderança do treino livre 1. Lucas di Grassi ficou em 6º
Atual vice-líder do campeonato, o português António Félix da Costa abriu o fim de semana de Fórmula E no México com a liderança. O piloto da Porsche cravou o tempo mais rápido do treino livre 1, realizado na noite desta sexta-feira (10) no Autódromo Hermanos Rodríguez, com a marca de 1min10s855.
Da Costa ficou 0s091 à frente do britânico Taylor Barnard, que levou a McLaren ao segundo posto com uma volta dada já com o cronômetro zerado. Oliver Rowland, de Nissan, veio na sequência.
Vencedor do eP da Cidade do México em duas ocasiões diferentes, Pascal Wehrlein também demonstrou força com a Porsche, ficando com a quarta posição. Líder do campeonato e dono da vitória na última etapa da Fórmula E, em São Paulo, Mitch Evans ficou em quinto com a Jaguar.
O brasileiro Lucas di Grassi, vencedor no México em 2017 e 2019, teve bom desempenho com a Lola Yamaha, finalizando na sexta posição com o tempo de 1min11s417. O piloto chegou a liderar parte da sessão. Norman Nato, Sébastien Buemi, Edoardo Mortara e Stoffel Vandoorne finalizaram o top-10 no Autódromo Hermanos Rodríguez.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades pelo YouTube e faz cobertura completa do eP da Cidade do México. Neste sábado (11), os pilotos retornam para o segundo treino livre às 10:30 (de Brasília, GMT-3). A classificação está programada para 12h40, enquanto a transmissão da corrida tem início às 16h35.
Saiba como foi o treino livre 1 da Fórmula E na Cidade do México:
A bandeira verde para os 40 minutos de treino livre na Cidade do México apareceu às 20h00 (de Brasília, GMT-3). Pilotos como Mitch Evans, Lucas di Grassi, Zane Maloney e Jake Dennis foram os primeiros a entrar na pista. Uma bandeira amarela rapidamente apareceu como parte dos testes de sistema de segurança.
Ao término dos primeiros 10 minutos, a Andretti formava um 1-2 com Nico Müller e Jake Dennis. O suíço tinha anotado 1min14s417 contra 1min14s457 do britânico. Mitch Evans chegou a assumir a liderança momentaneamente, mas Müller e Dennis recuperaram os primeiros postos. Agora, Nico com 1min13s639.
O neerlandês Nyck de Vries colocou a Mahindra na liderança ao cravar 1min13s627, mas durou pouco. Evans veio forte com a Jaguar e marcou 1min12s979, indicando que os tempos começariam a despencar com a pista mais quente. Edoardo Mortara, que assumiu o segundo lugar, quase triscou a mureta.
Uma bandeira amarela rápida surgiu na curva 1 na marca dos 18 minutos após uma escapada de Robin Frijns. O treino chegou na segunda metade com Evans na liderança, seguido por Dennis, Wehrlein, Da Costa, Vandoorne, De Vries, Mortara, Orwland, Barnard e Cassidy.
Nick Cassidy reportou o início da chuva no circuito mexicano. A pista ficou menos movimentada conforme o treino avançava para a reta final, especialmente com os líderes, todos nos boxes. De Lola, Lucas di Grassi veio forte e tomou a primeira posição com 1min11s417, utilizando o modo ataque. Jean-Éric Vergne e Max Günther vieram no embalo, assim como Sam Bird e Taylor Barnard, rebaixado Evans para o sexto lugar.
O treino chegou nos 10 minutos finais ainda com Di Grassi na liderança. Sam Bird vinha em segundo, 0s274 atrás. Ticktum, Barnard, Vergne, Günther, Evans, Rowland, Dennis e Müller fechavam o top-10. Os pilotos começaram simulações de corrida na reta final da atividade e Sébastien Buemi levou um susto, passando em área suja e quase colidindo com o muro.
O tempo de António não foi superado. Taylor Barnard e Oliver Rowland impediram o 1-2 da Porsche. David Beckmann, de Kiro, acabou errando na última curva e raspou o muro, gerando uma bandeira amarela que impediu novas voltas rápidas na hora da quadriculada.
Fórmula E 2025, eP da Cidade do México, Treino Livre 1:
1 | A DA COSTA | Porsche | 1:10.855 | |
2 | T BARNARD | McLaren | 1:10.946 | +0.091 |
3 | O ROWLAND | Nissan | 1:10.977 | +0.122 |
4 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:11.172 | +0.317 |
5 | M EVANS | Jaguar | 1:11.194 | +0.339 |
6 | L DI GRASSI | Lola | 1:11.417 | +0.562 |
7 | N NATO | Nissan | 1:11.463 | +0.608 |
8 | S BUEMI | Envision | 1:11.475 | +0.620 |
9 | E MORTARA | Mahindra | 1:11,479 | +0.624 |
10 | S VANDOORNE | Maserati | 1:11.483 | +0.628 |
11 | N DE VRIES | Mahindra | 1:11.533 | +0.678 |
12 | D TICKTUM | Cupra Kiro | 1:11.571 | +0.716 |
13 | N MÜLLER | Andretti | 1:11.592 | +0.737 |
14 | J DENNIS | Andretti | 1:11.635 | +0.780 |
15 | N CASSIDY | Jaguar | 1:11.680 | +0.825 |
16 | S BIRD | McLaren | 1:11.691 | +0.836 |
17 | J VERGNE | DS Penske | 1:12.015 | +1.160 |
18 | J HUGHES | Maserati | 1:12.179 | +1.324 |
19 | M GÜNTHER | DS Penske | 1:12.496 | +1.641 |
20 | R FRIJNS | Envision | 1:12.653 | +1.798 |
21 | D BECKMANN | Cupra Kiro | 1:13.433 | +2.578 |
22 | Z MALONEY | Lola | 1:13.436 | +2.581 |