Apesar de protestos, Fórmula E pretende manter eP de Santiago

Protestos civis, iniciados por estudantes no último mês de outubro, foi respondido com violenta repressão pelo governo chileno e pôs o país em polvorosa. Apesar disso, de acordo com o site inglês 'E-Racing365', a Fórmula E avisou aos 12 times de seu grid que pretende correr no dia 18 de janeiro

No calendário da temporada 2019/20 da Fórmula E, o eP de Santiago é o segundo evento a ser realizado. Marcada para 18 de janeiro de 2020, a prova passa, entretanto, por um momento de interrogação por conta dos protestos populares iniciados na cidade e que se expandiram por todo o país. A categoria ainda trata a prova com cuidado, mas avisou as equipes na última semana que pretende seguir com normalidade.
 
A informação foi dada pelo site inglês 'E-Racing 365'. No aviso, a Fórmula E afirmou aos 12 times que pretende correr na data marcada e que as autoridades locais deram uma garantia razoável de que o evento não corre perigo. A Fórmula E, apesar disso, segue monitorando a situação. 
 
A capital chilena foi tomada por intensos protestos populares desde meados de outubro, quando estudantes secundaristas demonstraram inconformismo com o aumento de preços recentes nos metrôs da capital. 
 
Em vez de resposta democrática à insatisfação local, o presidente Sebastián Piñera instalou um estado de emergência e mandou o exército chileno para as ruas, iniciando um período de grave repressão ordenada pelo Estado Chileno. Foi a primeira vez desde a ditadura militar de Augusto Pinochet que Santiago foi colocada em regime de toque de recolher. O estado de emergência foi estendido por várias cidades pelo país, nos dias seguintes. Mais de 20 pessoas já foram mortas no período, incluindo uma criança de 4 anos.
Sam Bird ganhou a corrida em 2019 (Foto: Virgin)
Por conta da instabilidade local, o governo chileno já cancelou dois importantes eventos internacionais: a reunião da cúpula da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) e a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, marcadas para as próximas semanas. 
 
A final da Copa Libertadores da América, que conta com Flamengo e River Plate, está marcada para a cidade, no próximo 23 de novembro, mas ainda há o temor de que seja mudada de local. O Campeonato Chileno de Futebol teve as últimas três rodadas adiadas e não há certeza sobre quando será retomado.
 
"As condições de segurança não são suficientes para garantir o desenvolvimento normal de grandes eventos esportivos nos próximos dias", disse a Federação Chilena de Futebol em comunicado oficial. 
 
Os planos da Fórmula E envolvem mandar toda a carga das equipes e da organização direto para Santiago após a etapa de Ad Diryah, na Arábia Saudita, no fim de semana dos dias 22 e 23 de novembro. 
 

Paddockast #40
QUEM VOCÊ ENTREVISTARIA NO GP DO BRASIL?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.