FE

Após inspeção, Jacarta se anima com possibilidade de entrar no calendário 2019/20

Delegação da Fórmula E foi à capital da Indonésia antes da etapa de Nova York e fez inspeções onde a pista é planejada. Ainda que sem a confiamção oficial da informação, o governador local disse que a corrida vai acontecer em 2020

Grande Prêmio / Redação GP, do Rio de Janeiro
A Indonésia está no radar da Fórmula E. A categoria está envolvida em discussões com a capital, Jacarta, para uma vaga no calendário da temporada 2019/20. Já houve inclusive uma inspeção no local onde a pista está planejada. 
 
O governador da capital, Anies Baswedan, garantiu que haverá uma corrida, ainda que não haja qualquer confirmação, ao menos até agora. "Graças a Deus conseguimos! Jacarta será uma das sedes da prestigiada categoria Fórmula E em meados de 2020", disse no Instagram. Como o imbróglio envolvendo a F1 no Rio de Janeiro, no entanto, é importante lembrar que é preciso ter cuidado com afirmações políticas desse porte.
 
Ainda segundo Baswedan, as negociações acontecem há meses e uma corrida vai contribuir bastante com as finanças da cidade. Segundo ele, "um estudo preliminar mostrou que o evento pode contribuir com até € 78 milhões - R$ 328 milhões, na cotação do dia", falou, ainda que sem apresentar o estudo em questão.
A rodada dupla que encerrou a temporada em Nova York (Foto: Jérôme Cambier/Michelin)
Independente do que disse Baswedan, uma delegação da categoria e da FIA esteve na cidade antes do eP de Nova York para conduzir inspeções. 
 
Além da dúvida com relação a Jacarta, o calendário da Fórmula E vive um período de incertezas. A categoria divulgou uma versão oficial autorizada pela FIA, mas os conflitos com o WEC fizeram as duas séries terem as orelhas puxadas por Jean Todt. Há uma reunião da Formula E Operations ainda nesta semana em que o calendário estará em discussão.
 
Atualmente, a única data aberta para a Indonésia seria o dia 14 de dezembro, mas há um problema logístico nas viagens entre Riad, Jacarta e Santiago, no Chile, num período de apenas sete semanas. Na reunião desta semana, uma das propostas será cancelar a data de dezembro e empurrar para o primeiro semestre de 2020. 


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.