Após primeiros pontos na FE, Massa revela que “erro humano do engenheiro” custou pódio no México

Felipe Massa pontuou no eP da Cidade do México. Ficou com a oitava colocação e anotou quatro pontos na tabela de classificação do campeonato. Não fosse um erro de contas do engenheiro de corrida, entretanto, um pódio era possibilidade real para o ex-F1

Após três corridas bem complicadas para abrir a temporada 2018/19 da Fórmula E, Felipe Massa foi aos pontos. O dia dele na Cidade do México foi positivo com uma sequência de bons resultados nas sessões e terminou com o oitavo lugar na prova após passar quase toda a corrida no sexto posto. Segundo o piloto, foi um bom resultado mas que poderia ser melhor não fosse por um erro humano na equipe.
 
Massa revelou que houve um erro de contabilização das voltas restantes para o final por parte do engenheiro de corrida Jeremy Colançon. Por isso, nas últimas voltas, acabou perdendo rendimento e a chance de escalar posições ante a outros pilotos que tiveram problemas: a dupla da Nissan por falta de energia e o punido Pascal Wehrlein.
 
"Tudo estava caminhando bem, e depois da bandeira vermelha meu engenheiro me disse que faltavam 33 voltas e era para eu colocar isso no sistema. Coloquei no sistema e depois de sete ou oito voltas ele me avisou que eu estava, por algum motivo, usando mais bateria do que precisava. Eu respondi que não, que estava abaixo do sistema e não entendia", afirmou.
Felipe Massa (Foto: Venturi)

"Ele disse que ia analisar e viu que na verdade era 41 voltas que faltavam [originalmente]. E eu segui o número errado por causa de um erro humano do meu engenheiro. Tenho que respeitar, porque ele pode errar assim como eu posso e um mecânico', seguiu.

 
Massa, que foi superior ao companheiro Edoardo Mortara por quase todo o dia, acabou perdendo a posição no fim por conta da diferença de energia. Mortara terminou no terceiro lugar.
 
"Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, perdemos todos. Hoje não perdemos porque fizemos pontos, meu companheiro fez um terceiro lugar – que talvez pudesse ser minha posição -, mas foi um dia competitivo. Isso é o mais importante", avaliou. 
 
"O México é muito especial. Eu fiquei muito um pouco triste porque podia ser o meu primeiro pódio na FE.Espero que aconteça o mais rápido possível [o primeiro pódio]", finalizou.
 
A FE volta em três semanas, 10 de março, com o eP de Hong Kong.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.