Após quatro horas do fim do eP de Santiago, FE pune D’Ambrosio e coloca Bird na liderança do campeonato

Talvez não precisasse levar tanto tempo, mas a Fórmula E puniu Jérôme D'Ambrosio e Jean-Éric Vergne perto das 22h (de Brasília). Vergne abandonou a corrida, mas D'Ambrosio caiu do oitavo para o décimo lugar. Com isso, perdeu a liderança do campeonato, que agora é de Sam Bird

O dia na capital chilena parece interminável. Longas horas depois de Sam Bird vencer a corrida deste sábado (26), quando já estava acostumado com a ideia de que iria para a Cidade do México como vice-líder do campeonato, Bird ouviu uma novidade: será líder. Jérôme D'Ambrosio foi punido.
 
D'Ambrosio e Jean-Éric Vergne receberam punições de acréscimo de 5s ao resultado final da prova por terem andado acima da velocidade máximo permitida durante bandeira amarela de pista completa. Vergne acaba saindo sem maiores prejuízos, visto que abandonou a corrida. Mas D'Ambrosio estava numa posição importante. 
Sam Bird (Foto: Virgin)

Na realidade, como acontece muito na FE, as punições dão e as punições tiram. D'Ambrosio cruzou a bandeira quadriculada na décima colocação em Santiago, mas punições – confirmadas minutos após o fim da prova – a Lucas Di Grassi e José María López impulsionaram o belga ao oitavo lugar.

 
Com os 5s de punição, D'Ambrosio perde de volta duas posições – sobem Oliver Turvey e López. Perde também três pontos na classificação do campeonato. Com isso, cai para 41 enquanto Bird tem 43.
 
Bird, então, é o novo líder da FE. Longa vida ao novo rei – a não ser que a categoria resolva sacar a caneta na calada da noite.
 
A FE vai ao México em 16 de fevereiro.

Confira a classificação completa da Fórmula E 2018/2019:

        Poles Vitórias PONTOS
1 SAM BIRD ING VIRGIN AUDI 1 1 43
2 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL MAHINDRA 1 41
3 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR BMW 1 1 28
4 ROBIN FRIJNS HOL VIRGIN AUDI 28
5 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH DS 28
6 MITCH EVANS NZL JAGUAR 22
7 DANIEL ABT ALE AUDI 21
8 ANDRE LOTTERER ALE TECHEETAH DS 19
9 PASCAL WEHRLEIN ALE MAHINDRA 18
10 ALEXANDER SIMS ING BMW 18
11 SÉBASTIEN BUEMI SUI NISSAN 1 15
12 EDOARDO MORTARA ITA VENTURI 12
13 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI 9
14 OLIVER ROWLAND ING NISSAN 6
15 OLIVER TURVEY ING NIO 2
16 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR 1
17 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON PENSKE 1
18 MAXIMILIAN GÜNTHER AUT DRAGON PENSKE 0
19 TOM DILLMANN FRA NIO 0
20 GARY PAFFETT ING HWA VENTURI 0
21 STOFFEL VANDOORNE BEL HWA VENTURI 0
22 FELIPE MASSA BRA VENTURI 0
23 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 0

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube