Atual campeã, Audi apresenta carro para temporada 2018/19 com foco em eficiência e menos peso

Com o período de apresentações da Fórmula E começando, a Audi aproveitou a manhã desta quinta-feira (4) e fez um lançamento virtual do novo e-tron FE05, o novo carro para a temporada 2018/19. Com pintura praticamente igual ao antigo carro e a dupla de pilotos confirmada há meses, a equipe falou tratou a eficiência energética e o peso do bólido como os grandes trabalhos num exercício de aperfeiçoamento

Sem grandes dúvidas para sanar a respeito dos planos para a temporada 2018/19, a Audi apresentou o e-tron FE05 na manhã desta quinta-feira (4) por meio das mídias digitais. A atual campeã de Construtores mantém uma pintura quase que totalmente idêntica a do ano passado por cima do Gen2 e também segue com a mesma dupla de pilotos.

 
Na realidade, Lucas Di Grassi e Daniel Abt estava confirmados desde o último eP de Zurique, em junho. Os dois passam a ser a única dupla de pilotos que resiste aos anos e se mantém igual nos primeiros cinco temporadas da categoria. Apesar de não haver confirmação oficial, também é esperado que Nico Müller siga como piloto de testes.
 
A Audi realizou a fase de desenvolvimento do carro na pista própria da fábrica de Neuburg, na Alemanha, e no traçado espanhol da cidade de Mallorca.
Lucas Di Grassi e Daniel Abt (Foto: Audi)

Um dos objetivos da Audi no desenvolvimento do novo carro era evitar que os problemas de confiabilidade da temporada passada se repetissem. A equipe alemã perdeu alguns meses e a chance de ganhar os dois títulos do campeonato por conta de um defeito no painel de controle de potência, que acredita ter partido de um defeito nos antigos inversores.

 
De acordo com o diretor do projeto da Audi, Tristan Summerscale, o carro antigo é a base, mas o trabalho foi realizado pensando em eficiência e no peso.
 
"Mantivemos o conceito básico do carro com uma marcha apenas e, ao mesmo tempo, refinamos os detalhes e fabricamos todas as partes. 95% das partes do trem de força são novas, e os engenheiros conseguiram diminuir o peso em 10 kg", afirmou.
 
Daniel Abt, que venceu as suas primeiras corridas no campeonato exatamente na temporada que passou, garantiu: os novos carros são diferentes em tudo.
Lucas Di Grassi (Foto: Audi)

"Quando eu saio dos boxes com os outros carros a minha volta, sinto como se estivesse num filme de ficção científica. Comparado ao carro anterior, o novo modelo tem um projeto consideravelmente mais agressivo", avaliou.


Lucas Di Grassi também comentou. “O novo FE traz uma evolução que mudará toda a dinâmica das corridas, que é a eliminação dos pit-stops obrigatórios para troca de carro. Somente este detalhe mostra como o automobilismo está ajudando a tecnologia a avançar rapidamente. O nível das equipes e pilotos será ainda mais alto e, por tudo isso, esperamos circuitos lotados em todas as cidades da nova temporada, como tem sido rotina na Fórmula E."
 
No mais, Allan McNish segue sendo o chefe de equipe no trabalho junto de Dieter Gass, diretor-esportivo da marca. Thomas Biermaier segue como diretor-técnico. A Audi passa a ter uma nova atribuição na temporada: o fornecimento de trens de força para uma equipe cliente, a Virgin.
 
A pré-temporada da FE começa em 16 de outubro, direto do circuito de Valência. A temporada está marcada para 15 de dezembro, no eP de Riad.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.