Buemi se recupera de batida e volta a colocar Nissan na liderança no TL2 em Sanya. Di Grassi é 8º

Sébastien Buemi começou o segundo treino livre em Sanya com uma batida que poderia ter sido terrível, mas escapou relativamente sem problemas. No fim, conseguiu liderar a sessão que novamente colocou Nissan e BMW em disputa direta. Felipe Nasr conseguiu ir ao top-10: foi nono

Demorou um pouco, mas as melhores voltas do dia até agora apareceram na reta final do segundo treino livre para o eP de Sanya, realizado ainda na noite brasileira desta sexta-feira (22). Após António Félix da Costa dominar quase que por todos os 30 minutos, Sébastien Buemi surgiu no final para mais uma vez fazer com que a Nissan levasse a melhor sobre a BMW. 
 
A liderança de Buemi, aliás, veio com emoção. O piloto suíço efetivamente bateu a frente do carro na barreira de proteção da saída da curva três nos primeiros minutos da sessão, mas se recuperou e, com menos de 2min para o relógio zerar, anotou 1min07s288 e fechou a conversa. 
Sébastien Buemi (Foto: Nissan)

O treino teve lá seus momentos de dificuldade. Com os pilotos ainda tentando conhecer melhor a nova pista antes da classificação, Buemi teve Pascal Wehrlein e Gary Paffett como companheiros de muro, embora ninguém tenha machucado o carro tanto assim. Sam Bird e Robin Frijns chegaram a deixar a pista, mas evitaram pancada. 

 
Félix da Costa repetiu o segundo lugar que conseguira mais cedo e voltou a mostrar a marca alemã como opção viável. Jérôme D'Ambrosio ficou com o quarto posto e foi seguido por Jean-Éric Vergne, Edoardo Mortara, Mitch Evans, Lucas Di Grassi, Felipe Nasr e José María López. Felipe Massa foi 13º e Nelsinho Piquet terminou no 19º posto.
 
O treino de classificação começa às 0h20 (de Brasília), com a largada marcada para 4h.

Confira como foi o TL2:

 
Diferente do habitual, poucos pilotos correram para a pista assim que começou o treino. Logo na tentativa de acessar o modo ataque na saída da curva três, Sam Bird acabou saindo do traçado. Nelsinho Piquet ficou preso nos boxes para trocar a bateria do halo, mas quando entrou logo se desentendeu com Jean-Éric Vergne na disputa por espaço. O francês deixou claro que não tinha gostado.
 
António Félix da Costa era quem tinha a primeira colocação com o tempo de 1min08s262.  Di Grassi aparecia no segundo lugar, enquanto Piquet era o quarto. Buemi, que aparecia na terceira posição, não conseguiu contornar a curva três e bateu com a frente no muro de proteção. Danos evidentes, embora muito menos caóticos do que poderia ter sido para a Nissan. Rápida bandeira amarela chamada.
 
O próximo a passar direto na curva foi Pascal Wehrlein, que escapou do muro. Mas Gary Paffett, na mesma saída da curva seis que Wehrlein, arrastou a lateral direita do bólido e fez voar um pedaço da HWA. 
 
Sem perder o pique, Félix da Costa reforçou a ponta: marcou 1min07s397 e seguiu na frente. Necessário, visto que na sequência Stoffel Vandoorne e Felipe Massa também entraram na casa de 1min07s. Com pouco menos de 2min restantes, no entanto, Buemi, impressionantemente recuperado da pancada de 25 minutos antes, anotou 1min07s288 e assumiu a ponta. 
 

Aí, em efeito cascata, mais da metade do grid entreou em 1min07s. Alguns, enquanto isso, ainda passaram longe da pista. Foi o caso de Frijns, que realmente tentou conhecer os limites de Sanya durante os treinos. 

No fim, o top-10 ficou com Buemi, Da Costa, Rowland, D'Ambrosio, Vergne, Mortara, Evans, Di Grassi, Nasr e López.

FE, eP de Sanya, TL2, Final:

1 S BUEMI Nissan 1:07.288  
2 A FÉLIX DA COSTA BMW 1:07.397 +0.109
3 O ROWLAND Nissan 1:07.453 +0.165
4 J D'AMBROSIO Mahindra 1:07.456 +0.168
5 J.E VERGNE DS Techeetah 1:07.465 +0.177
6 E MORTARA Venturi 1:07.528 +0.240
7 M EVANS Jaguar 1:07.578 +0.290
8 L DI GRASSI Audi 1:07.578 +0.290
9 F NASR Dragon Penske 1:07.647 +0.359
10 J.M LÓPEZ Dragon Penske 1:07.657 +0.369
11 S BIRD Virgin Audi 1:07.715 +0.427
12 S VANDOORNE HWA Venturi 1:07.808 +0.520
13 F MASSA Venturi 1:07.917 +0.629
14 A LOTTERER DS Techeetah 1:07.952 +0.664
15 D ABT Audi 1:08.049 +0.761
16 R FRIJNS Audi 1:08.277 +0.989
17 T DILLMANN NIO 1:08.416 +1.128
18 O TURVEY NIO 1:08.433 +1.145
19 N PIQUET Jaguar 1:08.661 +1.373
20 A SIMS BMW 1:08.732 +1.444
21 G PAFFETT HWA Venturi 1:09.240 +1.787
22 P WEHRLEIN Mahindra 1:09.905 +2.452

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.