CEO da Fórmula E admite interesse em entrada da Ferrari: “Estão em prateleira própria”

Jeff Dodds deixou no ar a possibilidade de conversas com a Ferrari em direção à participação da escuderia italiana de alguma forma na Era Gen4 da Fórmula E

Preparando a abertura de sua primeira fábrica focada em eletrificação, a Ferrari vai passar a produzir suas próprias baterias e veículos elétricos em breve. Em uma operação de cerca de € 500 milhões [cerca de R$ 2,8 trilhões], a montadora italiana planeja usar a estrutura para produzir seu primeiro carro totalmente elétrico ao fim do ano que vem. Com diversas marcas interessadas em fazerem parte da Era Gen4 da Fórmula E, o CEO Jeff Dodds foi questionado sobre possíveis conversas com a Scuderia — e não negou que elas tenham acontecido.

“Talvez [tenha conversado com a Ferrari]”, disse Dodds ao portal inglês Autosport. “Eles anunciaram uma fábrica de eletrificação na Itália e conversaram sobre uma linha de produtos elétricos. É a primeira vez que eles falam sobre algo puramente elétrico, ao invés de modelos híbridos”, comentou.

Enquanto marcas do peso de Porsche, Jaguar e Nissan já se comprometeram com a nova fase da Fórmula E, prevista para começar ao fim de 2026, Dodds reconheceu que a Ferrari traria peso e credibilidade ao campeonato — que completa dez anos de existência em 2024. No momento, a escuderia italiana disputa apenas a Fórmula 1 e o WEC.

“Acho que isso [ter a Ferrari envolvida] elevaria o campeonato”, admitiu. “Temos muita sorte, porque a Porsche tem o mesmo tipo de história no esporte correndo nas veias, a Maserati também. Obviamente, elas saíram do automobilismo em um momento no qual a Ferrari permaneceu. Acho que o que a Ferrari traz, além da credibilidade, é uma base de fãs leal, os tifosi, que são inacreditáveis”, pontuou.

Jeff Dodds gostaria de ter a Ferrari na Fórmula E (Foto: Guilherme Bloisi/GRANDE PRÊMIO)

“Então, em termos de atrair fãs de um legado esportivo para olharem para nosso esporte, acho que a Ferrari faria um grande trabalho. Claro que preferia tê-los do que não tê-los. Acho que elevaria o campeonato. Se seria um crescimento exponencial, ainda precisaríamos ver. Mas, claramente, eles estão em uma prateleira própria”, completou.

Questionada sobre um possível interesse de se juntar à Fórmula E no futuro, a Ferrari desconversou. Segundo um integrante da marca, o foco da equipe está nos esportes em que atualmente compete — e naqueles que já anunciou que vai competir em breve.

“Nosso foco, hoje, está na Fórmula 1 e no endurance. E anunciamos recentemente que vamos levar as corridas a um lugar em que nunca estivemos antes: a água”, afirmou, referindo-se ao recente anúncio de que a equipe vai participar de competições de iate.

Agora, a Fórmula E parte para uma pausa de um mês e só retorna com a rodada dupla do eP de Portland, entre os dias 28 e 30 de junho. Todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.