Chefe da divisão de trens de força, engenheira Selin Tur deixa Jaguar no fim de setembro

A Jaguar tem uma baixa importante para a temporada 2018/19: Selin Tur, engenheira e chefe do desenvolvimento de trem de força da equipe inglesa, aceitou uma oferta de emprego fora do esporte a motor e sai da equipe da fábrica inglesa ao fim do mês de setembro

Um dos nomes mais importantes na acepção e fundação da equipe de Fórmula E da Jaguar está de partida. Selin Tur, engenheira que atua como a chefe do projeto do trem de força da equipe inglesa vai deixar não apenas a Jaguar, mas o esporte a motor.

 
Selin chegou à Jaguar por meio da parceria tecnológica com a Williams Advanced Technology no princípio do desenvolvimento do que ainda era apenas um feto de equipe. Assumiu o controle do desenvolvimento do trem de força e participou ativamente do retorno da Jaguar às pistas.
 
A saída é uma decisão da engenheira, não da Jaguar. De acordo com o site inglês 'E-Racing365.com', Selin está acertada com uma companhia de fora do ramo das corridas. 
 
"Parte fundamental da Jaguar Formula E desde a criação, Selin sai com nossos agradecimentos pela contribuição valiosa ao projeto. Desejamos tudo de bom para ele no futuro", comunicou um porta-voz da Jaguar.
 
A primeira vez que Tur passou pelos quadros da Jaguar foi em 2007, quando trabalhou junto ao programa de carros de passeio híbridos. Em 2011, foi para a Williams Advanced Engineering, onde tornou-se diretora-técnica especialista de sistemas híbridos e depois diretora de engenharia elétrica, em 2015, quando começou a supervisionar a produção da primeira geração de baterias da FE.
Selin Tur, futura ex-chefe dos motores da Jaguar (Foto: Jaguar)
Após entrar na FE como equipe 'atrasada', apenas na terceira temporada, terminou o primeiro ano com 27 pontos e o décimo e último lugar em 2016/17. No segundo ano, a temporada 2017/18, a Jaguar contabilizou 119 pontos, foi ao pódio e terminou com o sexto posto do Campeonato de Equipes.
 
Apesar da confirmação da saída de Selin Tur, a engenheira fica na chefia do trem de força até o fim do período de testes específicos das construtoras, no fim de setembro. A Jaguar ainda não tem substituto.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.